TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo sobre o histórico

Tese: Refletindo sobre o histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade I: Refletindo sobre História

Capitulo 1: Tempo e História

O que é Historia?

História (do grego antigo ἱστορίa, historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.

O papel do Historiador

O historiador pesquisa estuda e interpreta os fatos de acordo com suas causas, significados e consequências. Ele narra à vida e os fatos notáveis de personalidades. Interpreta os acontecimentos da vida de um povo. Ele interpreta os acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Ele seleciona, classifica e relaciona dado e pesquisas arqueológicas. Assim, pela comparação dos acontecimentos, amplia a compreensão da atuação humana no passado e no presente, criando condições de imaginar o futuro.

Fontes Históricas

Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa as fontes não materiais baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, através de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da fala.

É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte. Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e particulares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm sido preservadas e guardadas.

Sentidos da palavra História

A palavra História é polissêmica, isto é possui varias concepções ou diversos significados. Vejamos alguns

1-História da Ficção: Os livros de aventuras, as novelas de televisão ou os filmes de cinema contam histórias muitas vezes inventadas para chamar a nossa atenção, nos força a uma reflexão ou simplesmente para nosso entretenimento. Essas Histórias, com seus lugares, personagens, criadas pela imaginação humana são chamadas de ficção. Muitas vezes, são inspiradas no conhecimento de épocas passadas, como acontece em filmes e romances históricos ou em novelas de época.

2-História como processo vivido: Os sonhos, as lutas, as alegrias e as decepções de uma pessoa ou de uma sociedade fazem parte de suas respectivas historias. Assim, o conjunto dos acontecimentos e experiências que ocorrem no cotidiano, tanto de uma determinada pessoa quanto ao um grupo, podemos denominas História vivida. Essa História é composta de uma memória (recordações) das pessoas que a viveram.

3-História do conhecimento: Uma produção de conhecimento assim pode utilizar a palavra História que tem por finalidade compreender como os seres humanos se organizavam desde o passado mais remoto até os dias de atuais, ou seja, preocupado em desvendar a historicidade (condição histórica) das vivencias humanas. Resumindo a História de fato é uma busca de saber voltada para a compreensão da vida dos seres humanos e das sociedades ao longo dos tempos.

Tempo

O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil. O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante.

O ano de 2008, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra há cerca de quatro milhões de anos.

Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual há 127 anos antes do nascimento de Cristo.

Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com