TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma Protestante

Exames: Reforma Protestante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

• A reforma protestante criticavam a igreja medieval, pela origem dos textos bíblico sem intermédio dos padres, estabelecido pela tradição cristã católica. plano religioso surgia a características humanista de defesa da personalidade autônima que redopiavam a hierarquia, para ter um vinculo direto com Deus, com as condições de leitura e interpretação da bíblia a educação tornou importante para a divulgação da reforma.

Ao contrario de Lutero e Melanchon eles trabalharam para a implantação da escola primaria para todos, a verdade é que avia uma distinção na proposta para a camadas trabalhadoras uma educação primaria, enquanto para as privilegiadas era reservado o ensino superior , mas Lutero defendia a educação universal e politica solicitando as autoridades oficiais a importância que tinha para o estado. Com o espírito humanista Lutero criticavam o recurso e castigos como vandalismo da escolástica, propondo jogos, exercícios fiscos e musica valorizando os conteúdos literários e recomendavam o estudo de historia e matemáticas.

A importância dos jesuítas na educação como também no ensino religioso com disciplina rígidas eles se espalharam pelo mundo inclusive no Brasil incentivando estudo religioso e se colocando a serviço da fé torando-se verdadeiro soldados de cristo.

Outros característica do ensino dos jesuítas era estimulo á competição entre indevido e classes, os alunos que se destacavam recebia um títulos de imperadores, ditador, cônsul, senador, cavaleiro, era uma forma de sentava-lo as sua funções, os jesuítas tornou se famosos pelo empenho em institucionalizar os colégios e formação religiosa em moral das crianças e jovens, com suas rígidas disciplinas aplicadas, além do controle que tinha sobre os alunos em período de férias concedia férias curtas para invitar que o contato com a família afrouxasse os hábitos morais adquiridos no período escolar. Cap 6 do livro aranha ,Maria Lucia de arruda. Historia da educação e da pedagogia.

A revolução copernicana de Rousseau que centralizou os interesse pedagógicos no aluno não mais no professor, que a criança não deve ser tratado como miniatura de adulto que a educação é a formação do indevido para Deus ou para a vida em sociedade mas Rousseau quer que indevido seja educado para se mesmo, “viver é o que eu desejo ensinar-lhe .Quando sair das minhas mãos ele não será um magistrado, soldado, ou secretariado antes de tudo será um homem “

Em sua obra Emilio a forma da educação de um jovem acompanhado por um preceptor ideal é afastado da sociedade corruptora. O projeto tem “ uma educação com forme a natureza “

Não significa tornar a vida selvagem e sim buscar a verdadeira que corresponde á vocação humana. Vejamos os sentidos da pedagogia naturalista de Rousseau ao fazer criticas do regime feudal e dos costume aristocracia, Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenção sociais. Da mesma maneira que o cidadão elaboras as leis da sociedade a educação deve buscar a origem livre da escravidão aos hábitos exteriores, no que o indivíduo seja dono de se mesmo ,agindo por interesse naturais não por artificiais.

A educação natural consiste na recusa ao intelectual e leva factualmente ao ensino formal, ou seja, a pessoa se reduz intelectualmente como se a natureza pudesse ser apenas a razão tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com