TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO FINAL 2016 - MÓDULO IX

Por:   •  31/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UNITINS

NÚBIA PACHECO MELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

GUARAÍ - TO[pic 3]

2016

NÚBIA PACHECO MELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

        

Relatório de atividades do Estágio Supervisionado apresentado à UNITINS, sob a orientação dos (as) professores (as): Amanda Emilene Arruda, Maria de Fátima Ribas e Maria do Rosário Dias Rodrigues Barbosa e sob a supervisão do (a) professor (a): Duciene Alves dos Santos, em atendimento às exigências para obtenção do título profissional de Pedagogo (a).

GUARAÍ – TO[pic 4]

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.......................................................................4,5,6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................8

5. ANEXOS...................................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Este relatório de Estágio Supervisionado II nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental relata experiências da regência na turma do 2º ano A, turno matutino, da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, turma com 24 alunos na faixa etária entre sete a nove anos.

O Estágio foi realizado no período de 25 a 29 de Abril de 2.016, com duração de vinte horas, tendo como objetivo colocar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em prática na sala de aula.

O Estágio é uma etapa importante para o futuro profissional da educação, complementando o processo de ensino-aprendizagem.

Este relatório apresentará as diversas experiências adquiridas no decorrer das atividades de docência desenvolvidas na sala de aula observada, tendo como embasamento teórico LIBÂNIO (1994) e OLIVEIRA (1985).

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A escola onde realizei o Estágio está localizada na Rua 03, nº984, Colméia – TO. Funciona em período matutino (07h00min horas às 11h15min) e vespertino (13h00min às 17h15min horas), seu atendimento é oferecido no Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, atendendo 223 alunos com faixa etária de 05 a 13 anos, divididos em 11 turmas.

Durante o período de regência foram ministrados conteúdos abrangendo as habilidades de português, matemática, ciências, geografia, história, artes e ensino religioso. Os conteúdos foram trabalhados de maneira, lúdica, expositiva e criativa, utilizando recursos como livros de historias, músicas, dinâmicas, atividades impressas, pinturas, quadro giz e vídeo.

Iniciei o Estágio no dia 25 de Abril de 2.016 com a realização do planejamento juntamente com a professora Duciene Alves dos Santos, onde definimos os conteúdos que ficaram sobre minha responsabilidade durante os dias da docência na sala de aula.

Na regência realizada no dia 26 de abril todos os alunos participaram da aula com motivação. Começamos a aula com uma oração e depois levei os alunos para o momento devocional na sala da biblioteca com os alunos do 1º ao 5º ano. De volta na sala de aula continuamos com uma leitura do livro: A menina dos cachos de ouro, aguçando a curiosidade aos próximos momentos da história; O que estamos vendo nessas imagens? Vocês conhecem a história do livro? Como vocês acham que será esta história? O que chamou a atenção na imagem da capa? Após correção do para casa na lousa, conferindo se todos fizeram as tarefas, caderno por caderno. O cabeçalho foi feito na lousa e pedi para todos copiarem no caderno.  Conteúdo de Português: O alfabeto e a correspondência entre o som e a escrita; Direcionando a turma na realização da atividade, produzindo o alfabeto ilustrado onde entreguei as imagens e as letras para cada aluno, onde identificaram a imagem à primeira letra descrita na ficha e colaram. Conteúdo de Matemática: Leitura, contagem, representação numérica; Ministrando aula explicativa, propondo para as crianças uma atividade impressa para eles lerem e ligar as palavras a sua quantidade de letras. Questionar perguntando, qual a quantidade de letras que mais se repetiu? Quais palavras são escritas com essas quantidades de letras? Para casa de Português com atividades impressas para escrever o nome das figuras.

Na regência realizada no dia 27 de abril iniciamos com Oração do Pai Nosso, brincadeira da estatua com a participação dos alunos e leitura da história: “Paulinho, o polvo”, com questionamentos sobre a mesma; O que estamos vendo nessas imagens? Vocês conhecem a história do livro? O que chamou a atenção na imagem da capa? Após correção do para casa na lousa com visto nos cadernos dos alunos. Conteúdo de Português: Gênero Parlendas; rima, foram coladas nos cadernos atividades impressas de uma parlenda; Jacaré foi ao mercado, fazendo a leitura da parlenda para os alunos, copiando na lousa as seguintes questões: Quem comprou a cadeira? Quem sentou na cadeira? Circule na parlenda as palavras que rimam. Conteúdo de Matemática: Resolução de problemas, com atividade copiada na lousa sobre situações problemas de adição, as crianças copiaram nos cadernos e fizeram a resolução de acordo com a explicação feita, depois corrigimos na lousa, todos os alunos fazem as atividades apesar de alguns alunos serem lentos para escreverem. Conteúdo de Ciências: Identificar os animais, com atividade impressa, onde os alunos identificaram os animais e escreveram os nomes, realizei breves comentários sobre a classificação dos animais em aves e mamíferos, as características do lugar onde cada animal vive; Importante deixar os alunos compartilhem seus conhecimentos sobre os seres vivos expostos. Para casa de Ciências; Observar e circular animais cujos filhotes nascem na água e pintar com as mesmas cores o quadrinho dos pais e dos filhotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com