TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Leitura Teologia

Por:   •  22/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório

Na primeira metade da década de 70, Illich lançou sua crítica mais contundente à medicina de seu tempo no primeiro parágrafo de seu "Old Enemy of Medicine", no qual chamou a medicina institucionalizada de a maior ameaça à saúde. A autora acredita que a ampla industrialização da saúde e a medicalização da vida na sociedade moderna têm desencadeado várias formas de iatrogêneses ou danos à saúde, levando à perda da autonomia das pessoas diante da doença, da dor e do envelhecimento. Anos depois, em uma segunda crítica social à saúde, Ivan Ilyich relatou uma nova iatrogênese, a do corpo.
Para melhor compreender a obra de Ivan Illich, vale a pena rever seus principais pontos, incluindo o conceito de iatrogênese - iatros (médico) e gênese (origem).
 Uma doença iatrogênica é uma doença que não existia antes da aplicação do tratamento medicamentoso, ou seja, foi causada pela ação do medicamento.

O autor divide as iatrogênese em três níveis: Clínica, decorrente da saúde (práticas médicas e suas técnicas); Social, retratando a medicalização da vida e seus efeitos sociais;  Cultural/estrutural, incluindo o uso ilimitado Drogas e a perda do potencial cultural das pessoas para lidar autonomamente com a doença, o sofrimento e a morte.

Também é importante revisar a crítica social de Ivan Illich, enfocando a iatrogênese do corpo e as práticas a ele associadas, a obsessão pela saúde através da atividade física, dieta, cirurgia, etc.; sendo o consumismo e a busca por um corpo saudável. Por fim, são apresentadas algumas reflexões relacionadas ao processo de medicalização e desmedicalização da saúde.
Primeira Parte Iatrogênese Clínica: A qualidade de vida esteve ligada ao aumento da produção decorrência da expansão industrial da medicina no mundo ocidental. A empresa médica era vista como uma ameaça à saúde por Ivan Illich. Assim como os atos médicos para reduzir a morbidade global, os caros sistemas médicos não aumentaram a expectativa de vida. A profissão causadora da doença era a responsável pelo controle da doença.
Ivan Illich,
 diz que a primeira ilusão espalhada pela empresa médica estava relacionada à história das doenças, e foi um erro atribuir as mudanças nas taxas de mortalidade globais apenas à eficácia dos procedimentos médicos. O motivo da melhoria das condições de moradia e alimentação da população foi citado pelo autor como um dos motivos para o desaparecimento do tifo e da tuberculose após atingirem seus picos. Nos países pobres, as infecções do trato respiratório superior são mais freqüentes, duram mais e resultam em maior mortalidade se a alimentação for insuficiente. É importante analisar os fatores que afetam o estado de saúde de uma população, como a alimentação, as condições de vida e de trabalho, o ambiente social e cultural e o modo de vida. A nutrição moderna pode causar sérios danos. No entanto, ainda há progresso no campo da ciência da dieta. Além disso, um terço da humanidade sobrevive em nível de subnutrição, enquanto cada vez mais indivíduos absorvem agentes tóxicos e mutagênicos dos alimentos.

As técnicas de saneamento, como tratamento de água, fossas sépticas e uso de sabão, têm um impacto global maior do que as técnicas sanitárias que requerem intervenção especializada de acordo com o segundo determinante do estado de saúde global.

Ivan Illich compara o tratamento de doenças infecciosas e não infecciosas, deixando clara a eficácia do tratamento médico na cura das primeiras, mas, mesmo assim, questionando se o tratamento de doenças infecciosas não seria mais eficaz se houvesse desprofissionalização somada à a incorporação da higiene à cultura popular. O desenvolvimento de redes de transporte de energia e a evolução de mosquitos resistentes podem ser os culpados pelo ressurgimento de doenças anteriormente controladas.

O médico artesão e o médico técnico feriram-se mutuamente. A falha do médico artesão era vista como abuso de confiança e falta de moral, pois ele exercia suas habilidades em pessoas que conhecia pessoalmente. O técnico médico atual aplica regras científicas a categorias de pacientes, e suas falhas são racionalizadas como ocasionais, de equipamentos ou de seus operadores, ganhando um novo status, o anônimo. As responsabilidades foram transferidas para o problema técnico do campo ético. A neuralgia se transforma em erro humano aleatório, insensibilidade e incompetência.

A qualidade da assistência à saúde tem correlação direta com o volume de procedimentos realizados, o que significa maior chance de danos ao paciente. A falta de atenção à saúde pode resultar na subutilização de procedimentos. O uso indevido refere-se a problemas associados aos cuidados de saúde e está relacionado à segurança do paciente.

Segunda Parte Iatrogênese Social: O ambiente social/físico do indivíduo tende a se organizar sem ele e contra ele com perda de sua independência. O efeito social da medicina é mais prejudicial do que técnico. A saúde do cidadão é retirada deles pelo controle da população pelo sistema médico.

O nível de saúde é afetado pelo volume de medicalização. A medicalização do orçamento é um indicador de iatrogênica social, pois reflete a relação entre o bem-estar e o nível de saúde nacional bruto, e a ilusão de que o grau de cuidado é representado pelas curvas de distribuição dos produtos do sistema médico-hospitalar. Instituição farmacêutica. O consumo de seus produtos torna-se obrigatório por meio dessa mercantilização. O aumento das prescrições de medicamentos é um dos problemas apontados pelo autor. O consumo excessivo de medicamentos é causado pelo desaparecimento das consultas médicas que não possuem receita farmacêutica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com