TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Flme narradores de javé

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  3.617 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do Filme Narradores de Javé

O filme que comento, Narradores Javé é um longa metragem, dirigido por Eliane Caffé, lançado em 2003 que reúne um grande elenco a exemplos de José Dumont. Matheus Nachtergaele, Nelson Dantas, Luci Pereira, Rui Resende, Gero Camilo, Nelson Chaves entre outros.

O filme conta a história dos moradores de um pequeno povoado chamado Vale do Javé e o drama vivenciado pelos ribeirinhos, devido a uma construção de uma represa que acabará inundando o pequeno vilarejo. Para impedir o acontecimento, a única forma de salvar o povoado, os habitantes teriam que provar para as autoridades locais que o vilarejo tinha um certo valor histórico e cultural a ser preservado, assim impedindo o seu desaparecimento. Uma vez que levou os moradores a necessidade de registrar por escrito fatos e acontecimentos que serão narrados de forma oral pelos os habitantes mais antigos da localidade.

Narradores de Javé lida com as memórias dos habitantes dos lugares, suas narrativas são associadas a imagens, como também relaciona a história com a memória, varias histórias são contadas pelos habitantes sobre a origem do povoado. Cada narrador, falam dos heróis que conduziram a população para o lugar onde Javé foi construída, visto que cada um coloca seus antepassados e a si mesmo como herdeiros dessa trajetória de grandes feitos. Percebe-se que as imagens trabalhadas a partir das semelhanças físicas entre o narrador e o herói indicam uma relação entre o hoje e o ontem.

Nesse contexto, o filme aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo, heranças históricas, crenças, valores, verdade e invenção; a importância da oralidade na construção cientifica, dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.  Podemos perceber que a humanidade sempre viveu da oralidade, os mitos, lendas eram passadas de pais para filho resgatando a memória do passado, o filme buscou escrever um documento cientifico com a história do povoado, é importante salientar que as escrituras que temos acesso hoje surgiram da oralidade de um povo.

Dessa forma a história de Javé acaba sendo um exemplo para cada patrimônio histórico de qualquer povoado ou cidade, isso relata a grande importância de um documento manuscrito trazendo informações preciosas para as pessoas, narrando fatos notáveis ocorridos na vida dos povos ou em partículas e da humanidade em geral, fatos com um conjunto de conhecimento através da tradição. Foi, portanto o que aconteceu com o Vale de Javé, visto que não ter conseguido refazer um documento oficial contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com