TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio ensino médio

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

7        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

10        PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente relatório, refere-se ao Plano de Trabalho do Estágios do Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia, com reformulação devido á Pandemia COVID 19, Curricular Obrigatório I na Educação Infantil da Universidade Unopar.    

    Neste sentido, busca a reflexões acerca das Leituras Obrigatórias, Metodologias Ativas, conhecimento e estrutura do Projeto Político Pedagógico, temas transversais da BNCC e vídeos complementares adaptados – COVID.

O Estudo, realizado, tem por objetivo considerar a atuação dos professores da Educação Infantil, atuação da equipe pedagógica e administrativas.

Verificando as abordagens dos temas contemporâneos em relação à economia, saúde, cidadania entre outros.

Sendo de grande importância as atividades que são desenvolvidas dentro da sala de aula, uma vez que proporcionam aos alunos novas vivencias, novas experiências, em diversos assuntos, que são de fundamental importância para a profissão de professor. Um exemplo destas atividades são as análises dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), bem como o Projeto Político Pedagógico (PPP), e o Conteúdo Básico Comum (CBC) ,que dão aos alunos uma base de entendimento teórico sobre o que ele deverá ensinar seguindo um currículo  já  estabelecido,  visto  que  estes  documentos  farão  parte  de  sua  carreira enquanto docente.

Deste, modo o presente relatório tem como objetivo descrever estas e outras atividades. A importância dessas fases na vida do educando e pela formação plena para criança em seus anos iniciais.  

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto apresentado como leitura obrigatória, versou em diversas investigações realizadas, vislumbrando a transição da quarta série (5º ano) para a quinta série (6º ano), a partir do fora observado nas aulas de História, através dos desafios apresentados pelos alunos e os professores.

O estudo teve como base o professor das séries iniciais e sobre o professor das séries finais do ensino fundamental, com a intenção de como a disciplina de história é transmitida, é ensinado nesta transição supracitada.  

Ficou demonstrado que no estudo realizado, que o professor utilizou do livro didático como a “figura central do processo de ensino-aprendizagem da história na sala de aula e as discussões e os conteúdos que os alunos anotarão partem do conhecimento e das características discutidas pelo livro didático. A partir dele, se estrutura a aula e a organização da discussão dos conhecimentos históricos acerca das sociedades estudadas”. (CAINELLI, M. R, 2011)

Num mundo tão globalizado que vivemos, tão dinâmico, seria ideal utilizar apenas o livro como metodologia de ensino? Acredito que não. Ora, uso do livro didático como base do processo de ensino-aprendizagem, não pode transmitir o melhor do ensino aos alunos. Hoje, temos tecnologia, atividades dinâmicas, bem utilizada e com educadores capacitados, pode contribuir para uma aula mais eficiente, mais atrativa ao aluno.

No desenvolvimento da prática escolar o professor deve agir considerando o estado inicial de seus estudantes de modo a provocar aprendizagens que façam sentido em relação à realidade na qual se encontra inserido, pois, levar em conta estes elementos tornam-se fundamental.

O professor não pode ficar tão engessado num conteúdo pré-definido, o professor tem de tornar o ensino atrativo ao aluno, ainda mais numa fase tão importante dos alunos.

A história, tem tantos fatos que podem contribuir de maneira definitiva à personalidade, ao crescimento, a vida do aluno, que deve ser explorada melhores pelos professores, não apenas sendo meros intérpretes dos livros didáticos, mas sim transmissores do conhecimento deles discorridos.  

Como bem traduz, “o desenvolvimento do pensamento histórico precisa ser objeto do ensino de história desde os anos iniciais do Ensino Fundamental e é preciso desenvolver o pensar historicamente, que pode ser evidenciado nas formas como os indivíduos entendem o conhecimento histórico. Não colocamos em oposição os conteúdos históricos baseados em eventos, datas e fatos e uma aprendizagem da história baseada no desenvolvimento do pensamento histórico. O que defendemos é uma estreita articulação na narrativa histórica que permita entender a relação que os sujeitos têm com os conceitos, ideias, conteúdos, cuja referência é a própria epistemologia da história.” (CAINELLI, M. R, 2011).

A metodologia de ensino individual trazida pelo professor, é de extrema importância para o aprendizado do aluno, pois, em uma metodologia que possa fazer com que o aluno tenha maior nível de liberdade de ação e de autoavaliação, pode contribuir para seu maior aprendizado, para construção do cidadão em si.

Ou seja, o professor tem que fazer com que o aluno seja parte do seu próprio aprendizado, onde o mesmo entenda os fatos da história, onde ele consiga entender e pensar historicamente, não apenas decorar os textos apresentados no livro, sem a devida hermenêutica dos textos históricos.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com