TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião Na Idade Moderna

Exames: Religião Na Idade Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 2

Religião na Idade Moderna

A Idade Moderna se configurou por fazer grandes mudanças no modo como as pessoas viam a igreja e como os estados passaram a respeitar, ou não, a autoridade papal. Houve um distanciamento do poder da igreja.

Se na Idade Média a igreja gozava de amplas riquezas, poder sobre governos e sobre os cidadãos de modo comum, na Idade Moderna essa fase sofreu um forte golpe: a reforma religiosa. Essa reforma foi liderada por Martinho Lutero e era um movimento contra igreja católica. Ela questionava a santidade papal, não apoiava o uso das indulgências pregadas pela igreja e outros princípios que, até então, não eram questionados. Ao ver de Lutero, essas práticas serviam para a opressão do povo em vez de trazer o crescimento espiritual. A reforma fez grande sucesso na Europa por ser uma forma de muitos governos, muitas vezes, demonstrarem descontentamento em relação aos interesses religiosos.

Contrários a isso, veio a Contrarreforma. Um movimento da igreja católica para conter o avanço da reforma religiosa. A Contrarreforma começou com o Concílio de Trento, convocada pelo Papa Paulo III. O Concílio conseguiu resgatar a hegemonia católica na Europa, mas não conseguiu apagar a influência da reforma, que fez com que, até hoje, existam diversas correntes religiosas, sendo semelhantes no fato de seguirem o cristianismo.

Além dessa reforma religiosa, surgiram também movimentos sociais como o Renascimento e o Iluminismo que mudaram a forma de pensar da sociedade.

A Idade Moderna foi e será sempre lembrada por ser uma fase de grandes transformações, grandes revoluções e mudanças na forma como o mundo é visualizado. Religião, economia, descobertas. A idade moderna teve grandes fatos e grandes eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com