TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Artigo: Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de História - Renascimento

Campinas,09 de abril de 2012.

Colégio Poli-Bentinho

Alunos – Daniel Martins,Felipe Moura,Gabriel Pogetto,Matheus Bonifácio,Nathália Kawasaki.

Professora – Vanessa Serafim

Conteúdo

Conteúdo 2

Introdução 3

Renascimento 4

Fotos 5

Reforma protestante 6

Motivos 7

Conclusão 9

Bibliografia - 10

10

Introdução

Nesse trabalho iremos falar sobre o que foi o renascimento, onde se localizou como foi durante a história e a importância desse movimento hoje.

Também falaremos sobre a Reforma Protestante, onde teve sua maior força, quem era seu líder e como se perdurou também durante a história da humanidade.

Renascimento

R

enascimento : termo usado para identificar o período da  História da Europa,aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar de estas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

O Renascimento foi um importante movimento de orderm artística,cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.Em um quadro de sensíveis transformações que não correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento mediaeval , o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e

culturais de sua época.Ao contrário do que possa parecer , o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval ,pois ainda houve um contato com a cultura medieval grega.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período, e que a difusão européia dos ideais clássicos italianos pertence com mais propriedade à esfera do Maneirismo.

O Renascimento também interferiu em algumas áreas, como:

Na pintura:

A maior conquista da busca por esse "naturalismo organizado" foi à recuperação da perspectiva, representando a paisagem, as arquiteturas e o ser humano através de relações essencialmente geométricas e criando uma eficiente impressão de espaço tridimensional;

Na música:

Foi à consolidação do sistema tonal, possibilitando uma ilustração mais convincente das emoções e do movimento;

Na arquitetura:

Foi à redução das construções para uma dimensão mais humana, abandonando-se as alturas transcendentais das catedrais góticas;

Na literatura:

A introdução de um personagem que estruturava em torno de si a narrativa e mimetizava até onde possível a noção de sujeito.

Fotos

Reforma protestante

A Reforma Protestante  foi um  movimento reformista  cristão iniciado no início do  século XVI  por  Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Witten Berg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.

O monge alemão foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica.

As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato. 

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela  Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi à divisão da chamada  Igreja do Ocidente  entre os católicos romanos  e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.

Motivos

Abusos cometidos pela Igreja Católica e mudança na visão do mundo,fruto do pensamento Racionalista.

Desde o fim da Idade Média a Igreja Católica vinha perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam a população insatisfeita.

A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.

Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).

No campo político os reis estavam insatisfeitos com o papa,pois o mesmo interferia nos comandos que eram próprios a realeza.

O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.

Conclusão

Após a realização deste trabalho,pode-se concluir que o Renascimento foi o começo do questionamento humano,onde o mesmo começa a deixar de lado o Teocentrismo (Deus centro do universo) e passa a usar o Antropocentrismo (homem centro do universo).Foi o resgate de valores e antiguidades clássicas da cultura Greco-romana.Neste período,ocorreu a afirmação da burguesia,onde ela buscava um reconhecimento social,pois a mesma começou a possuir mais dinheiro do que no passado.

Nota-se claramente que o Renascimento não favoreu apenas uma pequena parte da população existente na época e sim a ela toda,pois deu a possibilidade de eles questionarem a situação.

A Reforma Protestante simplesmente foi quando Lutero começou a discordar das ações da Igreja Católica,onde o mesmo condenava a venda do perdão.

Bibliografia -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento#As_artes_no_Renascimento

http://www.google.com.br/search?q=renascimento&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nO15T5HRIsfwrQff2MykDQ&sqi=2&ved=0CEsQsAQ&biw=1366&bih=667

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

...

Baixar como  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »