TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Criação do território federal do Rio Branco e as disputas por espaço na arena politica

Por:   •  4/5/2018  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Roraima

Curso: licenciatura em História

Matéria: Amazônia  Roraima III

Professor: Manuel Lobo

Acadêmico: Raildo Roberto A. da silva

Artigo

Criação do território federal do Rio Branco e as disputas por espaço na arena politica ( resenha )

O artigo do autor Manuel Ribeiro lobo ( o Profº Lobão ) traz uma análise documental e histórica do cenário político no então recém criado território do rio branco em 1943 a partir das ações geopolíticas do governo federal da época.

Este artigo se dividi em 3 eixos centrais, sendo eles : sobre a política e territórios, a luta pelo poder e o vitorianismo como força política. Onde estes relacionam-se com informações que permitem uma revisão histórica e compreensão dos dilemas que passaram a ocorrer logo após a criação do território do Rio Branco.

         Dando ênfase nas disputas pelo poder entre os grupos políticos ditos como nativos e os migrantes, o autor busca criar nas suas entrelinhas do seu artigo ligações entre o desenrolar do jogo politico com o desenvolvimento territorial. Para tanto Manuel Lobo se apropria de documentos, jornais e fontes orais de pessoas que vivenciaram esta época com o objetivo de expor as mudanças significativas ocorridas no território a partir da politica de integração  ocupação do que o autor chama de “vazios demográficos” .

        Com base  nas discursões levantadas pelo autor nota-se a origem do jogo politico de forças e estratégias que irá se perpetua no cenário político rio-branquense e se instalara no então estado de Roraima.

        Concluo que o artigo de Manuel Lobo oferece de uma maneira bem simples ,mas bem embasada, os elementos da formação  manutenção do poder politico em meio a criação do território do Rio Branco para aqueles que pretendem saber mais sobre a complexidade da politica roraimense no seu contexto de integração nacional, sendo notoriamente recomendado aos cursos de graduação e/ou pós-graduação dedicados aos estudos desta temática ou ate mesmo ao publico geral interessado na sua historia local    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com