TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro:O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.911 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Ciência Humanas e Tecnológicas – Campus XIX

Curso: Direito

Disciplina: Filosofia do Direito

Docente: Maria Paula Ávila

Discente: Quezia da Silva Nunes

Resenha Crítica do Livro “O Mundo de Sofia”, Jostein Gaarder.

   

  - GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo, Cia. das Letras, 4 ed., 1995.

    Em “O Mundo de Sofia” somos levados didaticamente ao conhecimento da história  da filosofia e percebemos como algo distante e misterioso é essencial para entendermos nossa existência física e social. Esse livro nos proporciona o aprendizado dos grandes filósofos e suas teorias, também faz entendermos melhor a nós mesmos e nos ensina a pensar diferente sobre as coisas que nos cercam.

     O livro conta a história de Sofia Amundsen, que  às vésperas de completar 15 anos começa a receber cartões postais e bilhetes que trazem consigo questionamentos como: Quem é você?, De onde vem o mundo em que vivemos?. Na verdade, Sofia é uma personagem de uma história contada por Albert Kang à sua filha Hilde que também esta perto de completar 15 anos. Ele servia à ONU, no Líbano, e de lá escrevia à sua filha sobre a história da humanidade.

     Os bilhetes que Sofia recebe são parte de um curso de filosofia enviado por Albert. O primeiro ensinamento é sobre a Mitologia Grega – método pelo qual os homens da época explicavam o que não entendiam. Depois, Albert envia à Sofia um vídeo que ensinava sobre Sócrates, Platão e Aristóteles. Após, somos conduzidos à idade média onde conhecemos Tomás de Aquino, o período onde a igreja dominava o pensamento e também sobre a Peste Negra que devastou a Europa nessa época.

     Mais tarde, somos levados ao Renascimento, Albert apresenta a Sofia uma bússola (instrumento que permitiu aos exploradores descobrir novos continentes). Nesse período, os filósofos dedicavam-se à ciência. Albert cita grandes personalidades do Renascimento: Shakespeare, grande escritor; Nicolau Copérnico, que descobriu que a terra girava em torno do sol; Leonardo da Vinci e Michelangelo, pintores; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; Bacon, filósofo que disse: “Conhecimento é poder” e Descartes, filósofo que disse: “Penso, logo existo”.

     Depois, somos guiados pela Revolução Francesa, onde o povo se rebelou contra a nobreza, a opressão, a sociedade de classes, a dominação da igreja. Nesse período, o destaque foi para Rousseau que acreditava que os homens possuíam direitos naturais. Albert também cita Kant e Nietzsche, filósofo que disse: “Deus morreu”. No passeio pelo romantismo, Albert cita Mozart e Goethe; No período da Revolução Russa, ele cita: Lênin, Hegel, Marx, Freud e Sartre.

     Logo, o autor vai mostrando através da história da filosofia que para inferirmos em nossa realidade devemos estar sempre indagando sobre os fatos, buscando nossas raízes históricas, pois a vida não é uma fatalidade e sim algo construído pelos seres humanos numa interação com seus semelhantes, através dos tempos, de forma contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com