TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Terra De Ninguém (No Man' S Land)

Artigos Científicos: Resenha - Terra De Ninguém (No Man' S Land). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

No filme assistido em sala de aula (Terra de ninguém), sobre a Guerra da Bósnia que ocorreu entre os anos de 1992 – 1995 nos deparamos com a péssima atuação da ONU (organização das nações unidas), mas para entendermos o porquê disso ter acontecido temos que voltar na história e compreender o que estava ocorrendo em âmbito mundial.

Se voltarmos no tempo perceberemos que a paz sempre foi ditada pelos vencedores, no caso, após a Primeira Guerra Mundial, as grandes potências da época eram os países que tinham mais poder (econômico e político) que eram Inglaterra, União Soviética, França e Estados Unidos da América. Assim sendo, tais países foram responsáveis pela (re)formulação da ordem mundial, exigindo do inimigo rendição sem nenhum tipo de negociação. Dessa forma, com o Tratado de Versalhes que foi firmado no dia 28 de junho de 1919, em condições drásticas, os países que saíram derrotados da Primeira Guerra, tais como a Alemanha, se sentiram ridicularizados pela forma que foram tratados e assim criaram grandes ressentimentos. Com tantos ressentimentos era claro que os países derrotados iriam se revoltar e ter atos de rebeldia. Foi então criada então a Liga Nações (antecessora da ONU) em 1919 com o intuito de reunir todas as nações, mantendo a paz e a ordem no mundo. Porém ela não teve sucesso, mostrando desde o início impotente nos quesitos de paz e a segurança mundiais. Apesar do surgimento da Liga das Nações, ninguém respeitava os princípios da Liga. Os Estados continuaram implementando suas políticas individuais, fazendo o que bem entendia sem sequer dar nenhuma importância, como se ela nem existisse.

Em consequência da Segunda Guerra Mundial, que deu origem a crise do imperialismo e aos horrores do holocausto, foi assinada no dia 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, a Carta das Nações Unidas, mas que só entrou em vigor no dia 24 de Outubro daquele mesmo ano, criando desse modo a Organização das Nações Unidas (ONU). Como a Liga das nações não teve sucesso, a ONU foi criada na esperança de ser uma nova tentativa de conter a possibilidade de novos conflitos internacionais. Ela tinha como objetivo garantir aos Estados “paz”, por meio de uma ordem internacional que assegurasse o respeito entre eles. A ONU foi criada num mundo radicalmente diferente do que vivemos hoje. Antes dos anos 90 a ONU teve o seu papel muito limitado e controlado. Em alguns casos ela foi bem persistente, tentando ao máximo alcançar resultados positivos nos conflitos, como na condenação e bloqueio do regime de apartheid na África do Sul. No entanto, em outros casos como no Vietnã (na década de 1960), a ONU foi nula, foi deixada como mero expectador, pois nesses conflitos estavam em jogo os interesses das grandes potências mundiais. Tal impotência não ocorreu por causa de um erro constitucional (de acordo com o estatuto da ONU), ocorreu porque sua ação foi bloqueada pelas próprias potências para evitar qualquer ação ameaçadora aos seus interesses, como no conflito israelo-palestino, que os Estados Unidos assumiram o papel total de “mediadores”, tomando suas próprias decisões.

Chegamos então ao ponto o qual podemos entender o descaso da Organização das Nações Unidas com o sofrimento das populações envolvidas no conflito assistidas no filme. Na Guerra da Bósnia, a Alemanha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com