TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Resenha: RESENHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  3.162 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

AUTORA - YVANI – RA

COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL é um filme que conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos pais.O nome da criança é Ishaan Awasthi, de 9 anos, ele já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. Ele não compreende o que lê, pois as letras dançam em sua frente, e não consegue acompanhar as aulas. Seu pai pensa que seu filho é indisciplinado e trata Ishaan com grosseria. Quando foi chamado na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um colégio interno, sem que a mãe concordasse. Essa decisão regrediu em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança feliz. Ele entra em depressão, sente falta da mãe, do irmão mais velho, da vida e a disciplina do internato é muito rigorosa, o que o deixa ainda mais depressivo e sozinho.

Chega ao internato, um professor substituto- Ram Shankar Nikumbh,(professor na escola pra crianças especiais), para substituir o professor de artes. Ao entrar na sala, logo percebe que algo de errado estava acontecendo com Ishaan. E em seguida, foi para a casa de Ishaan, onde conversou com seus pais. Após muito interesse em ajudar o garoto, decide realizar um concurso de artes com toda comunidade escolar, caminho pelo qual o professor consegue resgatar o aluno, que se encontra perdido, distante e desamparado no ambiente escolar e familiar. É também uma ocasião oportuna para uma revisão do papel desempenhado pela família diante do filho que tem problema de aprendizagem e de disciplina. O garoto Ishaan faz uma obra-prima e é o vencedor. Após a conquista, ele passa a ser uma criança amorosa, agradecida ao professor e consegue até jogar bola com seu irmão, coisa que antes era impossível realizar.

Após assistir o filme, COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL, e ao ler o capítulo 7 – EDUCAÇÃO PARA TODOS – do livro Criança e Desenvolvimento, quero destacar o seguinte trecho,no qual o professor do filme, executou, e muito bem: “Já é tempo de nós professores pararmos com os questionamentos e partirmos para a busca de soluções para os nossos problemas. Isso só é possível quando cada professor reflete, avalia e redimensiona sua prática.

O professor pode conhecer e observar constantemente, se seu aluno:

* É capaz de compreender os contextos sociais e as questões contemporâneas com as quais ele e seus alunos estão ampliando a concepção de educar para além do instruir.

Ao professor cabe:

* Zelar pela qualidade das relações afetivas e dos valores que permeiam as relações sociais na escola oportunizando as trocas e o trabalho coletivo, interferindo sempre que necessário.

Vejo neste filme, exemplos retratados hoje, onde muitas vezes educadores se deparando diante de uma sala de aula numerosa e complexa. A atitude a ser tomada por parte do professor diante do problema da dislexia exige do profissional da educação muito conhecimento, senso de observação, percepção apurada, acompanhamento individual, amor e vontade de ajudar a criança a superar sua dificuldade.”

Concluo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com