TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Como As Estrelas Na Terra Toda Criança é Especial.

Casos: Resenha Como As Estrelas Na Terra Toda Criança é Especial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  2.510 Visualizações

Página 1 de 4

O Filme retrata a história de um garoto indiano com 9 anos com dislexia e que devido a falta de informação dos professores de uma escola regular onde foi matriculado, essa criança sofreu discriminações e foi encaminhado para um internato por seus pais que também não tinham informações sobre sua deficiência.

Esta história foi vivenciada na Índia, pais onde a cultura é muito forte e nem sempre, existem escolas preparadas para a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência e na época abordada no filme não existiam nem escolas e nem professores capacitados.

A educação inclusiva é um sistema de educação em que todos os alunos com necessidades especiais, freqüentam a escola formal da rede publica ou particular juntamente com alunos sem deficiência. Como todo mundo sabe, a escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender conviver com outras crianças, fora do seu ambiente familiar.

Infelizmente milhares de crianças com deficiência não tem acesso a escola e ficam a margem da sociedade, mas por outro lado muitos professores já estão se preparando para trabalhar a educação inclusiva e estão convencidos que é a melhor maneira para esses alunos e para toda a sociedade, onde a escola inclusiva respeita e valoriza todos os alunos, cada um com sua característica individual e é a base da sociedade para todos que acolhem todas as crianças com deficiência e se modifica para garantir que os direitos sejam respeitados.

A educação inclusiva não é uma moda passageira, é um resultado de muito trabalho e de muita discurssões, ou seja, sua trajetória histórica passou por três períodos: Normalização, Integração e Inclusão, tendo vantagens é que abriram a possibilidade da convivência com as diferenças, sendo que a interação com o outro, o intercambio com o outro e com a troca de idéias sociais e culturais entre os diferentes e os desiguais são sempre enriquecedores.

A peça principal desse todo processo de adaptação da escola inclusiva é o professor e sua capacitação e formação deve merecer atenção especial, pois muitas vezes a rejição do docente a idéia de inclusão se dá justamente por não se sentirem preparados para enfrentar esse desafio. Os professores precisam ser subsidiados para lidar com os alunos com diferentes deficiências e diante disso devem estar em constante formação e é fundamental no processo de inclusão.

No filme assistido deixa claro o despreparo dos professores e da escola em receber o aluno com deficiência e julga-lo de maneira que não quer aprender, devido a falta de conhecimento e formação dos professores em conhecer uma criança com deficiência e não perceber a dificuldade do aluno. A criança também sofre com o despreparo da família em interná-lo em um internato, onde ele fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, onde acaba ficando deprimido. Mas tudo muda quando um professor que não seguia rigorosamente a pedagogia do internato, tendo sua pedagogia própria conhece o menino, percebe que o menino sofre de dislexia, que era uma criança especial, que não era um problema conhecido pelos outros professores e decide tirar o menino daquele abismo em que se encontrava, ensinando o menino a ler e escrever e a partir deste momento o menino vai superando as suas limitações e passa ver a escola como um novo significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com