TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme: "Como Estrelas Na Terra"

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Filme: "Como Estrelas Na Terra". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência

Trabalho Optativo

Filme: “Como estrelas na Terra”

O filme conta a história de um menino que tem dificuldade de aprendizagem e por conta disso acaba tendo dificuldades na socialização também. Ishaan não é compreendido por seus pais e seus professores, a cultura que o cerca e até mesmo a forma como é estruturada a educação na escola em que estuda não o deixam perceber sua real dificuldade.

Todos o veem como alguém sem vontade de aprender, preguiçoso e sempre que possível o comparam com seu irmão e com outras pessoas que são bem mais sucedidas que ele na escola e isso acaba o desmotivando cada vez mais, além disso, ele recebe castigos e punições a cada novo erro cometido. Com o tempo tudo na sua vida foi se tornando cada vez mais difícil, ninguém entendia suas dificuldades, tanto que após muitos castigos sem encontrar outra solução seus pais acabaram o levando para um colégio interno que só piorou ainda mais a situação, fazendo com que ele perdesse cada vez mais a motivação até mesmo para as coisas que mais gostava como pintar.

Até que chega um professor substituto na escola e percebe suas dificuldades para aprender a ler e escrever, entendendo que o menino tem dislexia, pois ele mesmo já sofreu com isso e depois de algumas insistências consegue ter o direito de ajuda-lo e o menino começa a ter grandes progressos. O professor o motiva cada vez mais, inclusive tem uma conversa com os pais que até então não haviam percebido essa dificuldade do filho, pois estavam preocupados apenas com os bons resultados que o filho pudesse ter, pensando nas competições da vida que ele iria enfrentar. Porém com o tempo esse professor mostra aos demais professores e aos pais do menino que ele é muito inteligente, que tem muitas habilidades e que pode aprender muito, mas que nem todos aprendem da mesma maneira, que muitos podem ter dons específicos para algo e que não necessariamente todos têm os mesmos dons. E a partir desse momento todos passam a respeita-lo e a reconhecer suas habilidades.

Com esse filme foi possível fazer uma reflexão sobre como acontece a Educação em nosso país e no mundo, nos fazendo pensar se as práticas utilizadas atualmente são as corretas e até que ponto todos vão aprender da mesma maneira, se os métodos utilizados pelos professores são os melhores, se o currículo nas escolas está atendendo a diversidade de alunos ou apenas estão querendo moldá-los conforme as vontades do governo que manda e desmanda nas escolas. E, além disso, pensando nos conteúdos nem sempre o que é abordado nas escolas tem uma funcionalidade para a população que atendida por isso devemos ter conteúdos que motivem nossos alunos, que despertem neles a curiosidade e a vontade de aprender, levando em conta suas individualidades e suas necessidades específicas.

Por fim levando em consideração a diversidade encontrada nas escolas, devemos nos preocupar com os recursos e os profissionais que vão lidar com tudo isso para tornar a escola cada vez mais um lugar onde todos possam aprender e que haja o respeito à individualidade de todos, não importa qual seja sua necessidade especial. Uma vez que as adaptações feitas para as crianças que necessitem de um maior apoio ou auxilio vão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com