TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha brasil imperio

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

WASSERMAN, Claudia; SCHMIDT, Benito Bisso. História da América Latina. 3.ed. – Porto Alegre – RS: Editora da UFRGS, 2003.

A historia da América Latina é uma obra literária desenvolvida por Claudia wasserman e por Benito Bisso Schmidt no ano de 2003 onde é apresentado, entre outras coisas, a formação desse território e o modo como todo esse processo ocorreu.

Os autores dividiram o texto em cinco capítulos: A Espanha e a América no final do século XV; Estruturas socioeconômicas coloniais; Politica e administração na sociedade colonial hispânica; A crise do sistema colonial e o processo de independência; A formação do estado Nacional na América Latina: as participações politicas e o intrincado ordenamento dos novos países. No segundo capitulo os autores relatam o processo de transição do feudalismo para o capitalismo, falam também das relações mercantis, escravidão indígena, a substituição da encomienda, tempo de trabalho comandado pelos funcionários espanhóis, é destacado também as comunidades dependentes da economia espanhola, apontam ainda a mineração como uma importante forma de articula a economia.

Podemos verificar que se repetem os mesmos processos de ocupação forçada de um território já ocupado por civilizações originais deste espaço, onde a mineração durante esse processo é uma das principais atividades econômicas praticadas no território. Com isso podemos ver que a formação e ocupação de um território serão conforme seus recursos naturais, através de uma lógica de exploração capitalista sobre o território latino americano que passa pelo intenso processo de colonização exploradora de inúmeros recursos naturais.

 “História da América Latina” é um livro muito interessante para se trabalhar em sala de aula, não esquecendo que este tem um caráter literário e historiográfico, os professores devem sempre estar atentos a esse fato e tentar identificar junto com os alunos ou melhor, induzir os alunos a “descompactar” tal obra e discutir sempre em sala de aula para gerar cada vez mais o senso critico nos alunos. É um livro de fácil compreensão, não sendo da vontade dos autores deixar subentendido nada, é bem direto e abre um leque de opções, infinitas maneiras de como e onde se possa utilizar de tais conhecimentos necessários a toda área onde se produza conhecimento.

A obra objetiva oferecer subsídios aos estudantes universitários e pesquisadores visto que apresenta rigor e conhecimentos aprofundados, podendo a partir de que se realizar planejamentos e se desenvolver pesquisas durante a graduação e na pós-graduação, valendo-se da disciplina e interdisciplinaridade necessárias a produção da presente obra que será de grande ajuda em trabalhos acadêmicos referentes a temática da formação da América Latina, pois trata-se não só de resultados de pesquisas, mas de um livro onde se encontra maneiras de se resinificar a nossa História a partir do passado  que muitos não questionam.

Claudia Wasserman possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Bolsista do CNPq. Coordenadora Adjunta da área de História na CAPES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Americanos (CNPq). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (2005-2007). Professora convidada na Universidade de Estocolmo (2008). Tem experiência na área de História latino-americana e brasileira, atuando nos seguintes temas: história contemporânea do Brasil e da América Latina, identidade nacional, historiografia latino-americana, questão nacional, história intelectual latino-americana e brasileira e movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com