TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto Folclore, Antropologia e História social

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  2.153 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do texto Folclore, Antropologia e História social.

Lucineide de Jesus Santos

THOMPSON, Edward Palmer. Folclore, antropologia e história social. In: As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

No texto Folclore, antropologia e História social, Thompson faz um estudo sobre a sociedade pré-industrial inglesa, uma sociedade marcada pelos costumes e práticas que são transmitidas de geração em geração através da oralidade, são costumes que para Thompson é considerado como cultura. Para fazer tais estudos ele utiliza como fonte os materiais folclóricos, tentando assim compreender a cultura popular e o ritual, para Thompson são problemas que se aproximam-se mais da antropologia social, que da história econômica. Os materiais folclóricos utilizados por Thompson foram escritos por viajantes, que passavam pela Inglaterra e observavam os ritos e costumes, e os descreviam como folclore, essa eram consideradas folcloristas e não tinha total compreensão sobre a realidade da história da Inglaterra.

Edward Palmer Thompson, nasceu na cidade de Oxford na Inglaterra. É conhecido como um dos maiores historiadores do século XX. Aderiu ao partido comunista Britânico, mas, desvinculou-se do partido em 1956, após as denúncias sobre as práticas Stalinistas, alguns anos mais tarde já em 1980 atuou como pacifista antinuclear. Voltou a lecionar em 1988 em Ontário no Canadá. Thompson produziu alguns artigos sobre a história do trabalho e da cultura e vários livros, “a formação das classes operárias editada em 3 volumes, costumes em comum, as peculiaridades dos ingleses” etc.

Edward Palmer Thompson, é representante da história social inglesa, ele trabalha com a cultura de classe, partindo de algumas considerações Marxista para trabalhar as “classes”. Ele procura fazer proposições para o estudo da cultura fazendo uma crítica ao marxismo, essencialmente ao conceito de infraestrutura e superestrutura, segundo o autor não se pode entender o sistema agrário de pequenos produtores sem investigar práticas hereditárias, pretendo seguir Thomas e Natalie Zemon Davis, para eles o estimulo antropológico não se traduz na construção do modelo, mas na identificação de novos problemas.

Metodologicamente Thompson trabalha com a ideia de experiência de empirismo, usando várias fontes e menos teoria, para ele não se pode utilizar uma teoria para explicar uma sociedade como toda, cada uma tem que ser analisada de maneira diferente e com suas próprias particularidades, cada história deve ser inserida dentro de seu próprio contexto. Thompson estudou bastante sobre a revolução industrial, tentando compreender a consciência plebeia do século XVI

O texto, Folclore, antropologia e história social, é muito bem trabalhado pelo autor, no qual ele deixa claro que é necessário fazer uma reanalise dos materiais, que foram a muito tempo recolhido e fazer novas perguntas para recuperar os costumes perdidos e as crenças que os embasavam. Thompson ainda faz uma discussão sobre as mulheres, que raramente eram vistas como atores de primeira ordem política, militar e até mesmo econômica, entende-se que as mulheres eram como se fossem símbolos de rituais, quando Thompson fala da “venda” delas, eram pratica que não podiam ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com