TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha guerra fria

Por:   •  2/1/2016  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

          O conceito de imperialismo de Antonio Negri observa que a sociedade envolvida pelo capitalismo onde o individuo faz parte do processo globalizado do consumo desenfreado e a busca incessante do lucro e acúmulo de capitais  acabam caminhando em relação oposta as bases Marxistas que assim como   o socialismo clássico que acredita em uma sociedade baseada na solidariedade e na satisfação coletiva do individuo.

          Os órgãos internacionais criados a partir dos movimentos de globalização de fundos de investimento de certa forma criaram redes de controle e apoio as políticas capitalistas o autor defende novas formas de participação socialistas com visão menos conservadora e que se enquadre na realidade atual, onde grupos possam organizar grupos de interesse em comum a fim de defenderem seus princípios. Essas mudanças políticas precisam ainda reafirmar o que seriam os novos conceitos de política que seriam na verdade uma disputa por forças antagônicas onde de um lado grupos dominantes que desejam homogeneizar suas diretrizes de outro os representantes daqueles que não querem estar sobre as diretrizes de grupos dominantes. Diante do fato Negri baseado nas primícias marxista de do pós-estruturalismo Frances d forças que dominam e as que não querem ser subjulgadas em o Império as diferenças de estratégias desses grupos são exemplificadas ele representa não só o poder dos grupos dominantes, mas daqueles que resistem a esses grupos.

        A política neste contexto não distancia dos interesses e conflitos da sociedade moderna desta forma essa nova política difere do modelo imperialista que desapropria das sociedades as quais se apropriam nesta nova configuração os modelos das sociedades são incorporados aos regimes em suas redes de interesses.

Desestruturando as resistências locais  desta forma  império acolhe destina as diretrizes e posteriormente exclui aqueles que não se enquadram aos seus princípios na verdade o império organiza o poder oriundo da multidão sob a tutela do Estado.

Desta forma as guerras imperialistas estariam extintas dando espaços para conflitos distintos onde o poder imperialista não estaria nas mãos de um grupo e sim diluído entre potencias capitalistas desta forma as massas são subordinadas a praticas globalizadas, cujo, mecanismos estipulados pelo estado ditam as regras dessa nova multidão que formam os novos proletariados dessa sociedade moderna. Desta forma essa descentralização do império resume se ao controle de centros virtuais que controlam as diretrizes deste novo império.

Neste sentido para o autor os conceitos de Marx sobre proletariados estão superados por essa nova ordem social.

          Segundo John Lewis  um especialista em guerra fria faz uma analise entre  alianças entre os principais blocos políticos representados pelos Estado Unidos e a antiga União Soviética que dividiam o mundo em dois blocos representados pelas principais potencias capitalistas e comunistas. Assim como os conflitos como as guerras das coreias que manteve a guerra ideológica entre os principais regimes.

        O avanço dos regimes assim como o crescimento do mundo capitalista e a expansão dos blocos socialistas até o declínio da união soviética e ascensão do capitalismo.

       O autor destaca que mesmo com as crises constantes deste período ela poderia ter sido pior caso configurasse de fato uma guerra entra as potencia o que nunca ocorreu dando assim à configuração do termo de guerra fria diante de mapas documentos a investigação deste período de forma didática e simples o autor descreve os fatos que marcaram esse período dando destaque ao imperialismo que triunfou e consagrou o capitalismo como grande vencedor do conflito político ideológico.

Neste sentido o modelo imperialista americano diferencia do modelo Europeu, pois ao invés de agrupar as políticas ele consiste em expandir seus domínios ideológicos ultrapassando as fronteiras e o controle ideológico Adams reafirma a hegemonia das potencias capitalistas e suas políticas de desapropriação das políticas locais em detrimento das diretrizes impostas pelas políticas imperialistas que marcaram fortemente a propagação global da política dominante que utiliza se da perspectiva de manter a segurança da sua rede, justificando assim o combate a aqueles que não estão em acordo com o modelo imposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com