TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o Presidente Negro

Por:   •  11/2/2020  •  Resenha  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS CORA CORALINA

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

GUILHERME LUIZ DE SOUZA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O PRESIDENTE NEGRO

GOIÁS -GO

2018

GUILHERME LUIZ DE SOUZA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O PRESIDENTE NEGRO

Resenha crítica apresentada para a disciplina de História do Brasil III. Ministrada pelo Prof. Dr. Neemias O. Silva do curso de Licenciatura em História – 2018/2 da Universidade Estadual de Goiás, Estado de Goiás como parte das atividades obrigatórias.

GOIÁS – GO

2018

Diante do romance adulto O Presidente Negro de Monteiro Lobato, observamos que o autor ressalta temas como a ficção científica, o futurismo, a independente do gênero feminino e traz discussões acerca do que supostamente aconteceria num futuro em 2228 e que vemos a maior parte se desenrolar no século XXI. Por outro lado, o autor apresenta temas ligados ao seu tempo como a eugenia como limpeza e purificação das raças, tema esse que já não era bem visto ao seu tempo e muito menos apreciados hoje em dia.

José Bento Renato Monteiro Lobato é de TaubatéProvíncia de São Paulo, hoje município de Monteiro Lobatoestado de São Paulo, nasceu no dis 18 de abril de 1882 cidade de São Paulo e morre em 1948.Foi um escritorativistadiretor e produtor brasileiro. Seu cotidiano e maturidade profissional, girava em torno do fim do segundo reinado e instauração da república que estava diante de um golpe militar que infligiam os princípios democráticos e uma sociedade extremamente machista e patriarcal.  

Foi um dos maiores escritores brasileiros conhecido por seu sucesso na literatura infantil escrevendo livros como  Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939). Em seu primeiro romance adulto, nomeado O Presidente negro, tinha pretensão em estrear – se em carreira internacional, mas pelo conteúdo da obra seu livro não é muito bem aceito.

O texto de Lobato retrata a vida de um homem chamado Ayrton Lobo de vida humilde na cidade onde vivia e trabalhava em uma empresa que ganhava pouco, mas que não distanciava de seu sonho, pois para ele o mundo estava dividido em pedestres e rodantes, sendo pedestres homens da rua e rodantes que dirigia seus carros nas ruas. Ele sonhava em mudar de classe e passar a ser chamado de rodante e logo esse sonho se realiza quando ele juntando suas economias consegue comprar seu Ford tão sonhado.

Porém, sua felicidade dura pouco ao envolver-se em um acidente onde seu carro se encontra em pedaços e quando ele acorda do ocorrido, se encontra numa casa estranha de um professor cientista por sobrenome Banson que o socorrera após ao acidente. Dentro da casa do cientista e por trocar poucas palavras com o mesmo, Ayrton vê-se admirado com as coisas que estão diante de seus olhos e aos quais são apresentados a ele pelo professor.

O senhor Banson era viúvo, mas morava com sua filha Miss Jane que logo foi apresentada a Ayrton que ficou admirado com tamanha beleza que nunca tinha visto. A jovem como seu pai, era do ramo das ciências, mas bem mais humilde e passiva que seu pai que era um velho arrogante. Durante o tempo que passa na casa dessa família e personagem principal tem várias curiosidades ligadas a área das ciências e que lhe são apresentadas por Miss Jane com toda calma do mundo, já que era um homem leigo nesse quesito.

Ao desenrolar da história, o foco principal está em volto de uma descoberta feita pelo cientista e sua filha a respeito de uma maquina que desvenda o futuro. A partir dai Miss Jane e Ayrton criam o habito de se encontrarem para que ela relate a ele os acontecimentos no Estados Unidos no ano de 2228 em que o principal debate é acerca de uma corrida presidencial entre os principais gêneros que se encontravam as mulheres que defendias sua independência e superioridades, o homens que com todo seu machismo mostravam sua supremacia entre as raças e os negros que estavam lutando pelo seu reconhecimento de fato na sociedade estadunidense da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com