TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: Gutenberg: A Maravilhosa Invenção

Trabalho Escolar: Resumo Do Texto: Gutenberg: A Maravilhosa Invenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do texto: Gutenberg: A maravilhosa invenção

GIOVANNINI, Giovanni. A evolução na Comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Na década de 1450 um homem chamado Johannes Genfleishe zum Gutemberg, revolucionou produção de livros na época. Nessa era pouco tinha acesso, e os que tinham era associado a obras religiosas como a bíblia. Os escritores na época formulavam na escrita a mão e chegavam a quase uma no preparando esses diários. Mas a culpa também não era da falta de recursos para produção em massa. Mas também ao analfabetismo muito forte do século.

Gutenberg Nascido em 1400 em Mainz, era filho de pai comerciante, em 1434 em Estrasburgo montou uma fábrica de espelhos para peregrinos, os primeiros livros foram feitos por um processo chamado de xilogravuras usado principalmente para divulgar imagens e textos. Bastante usado no século XV. Mas tal processo foi ficando aos poucos ultrapassado, devido à pressão vinda das primeiras universidades, em busca de produção rápida, e mais acessível financeiramente.

Em 1446, retornou para Mainz onde abriu sua empresa. Seu processo iniciou ao dividir os textos em partes, como: letras, pontuações e assim formando os blocos de palavras impressas, tais como linhas e páginas. Através de subprocessos como a utilização dos chumbos para introduzir as letras e para acelerar a produção Gutenberg avançou ao inventar o instrumento de fundição de mão. Usado para formar letras em chumbo fundido. Na forma utilizada, formavam se tipo os layouts da pagina. O resultado final é uma imagem inversa da pagina a ser impressa. No começo da impressão, Gutenberg usou um prensa especial herança das técnicas dos vinicultores.

As primeiras impressões usadas por ele foram documentos oficiais como decretos papais e gramática. Mas aí surgiu a oportunidade de um excelente negócio: A bíblia latina, e para esse projeto foram fundidas mais que 100 mil peças tipográficas. Formando mais de 190 cópias.

Com a bíblia, um dos mais belos livros impressos do mundo, com esse projeto terminado, Gutenberg provou mais do que nunca, que a produção por tipos móveis, seria tão bem formado como escrito à mão.

As vendas foram impressionantemente um sucesso, não só pela qualidade do produto, mas também pela quantidade de cópias. Essa tecnologia inovadora e revolucionária, logo foi se espalhando pelo território alemão como nas cidades de Colônia, Bamberg e Basiléia. Em Veneza, um editor chamado de Aldo Manúcio usou o processo para imprimir obras de autores clássicos. Onde seu publico leitor era elites do território europeu.

20 anos depois de Gutenberg a técnica estava consolidada, e passou a se tornar acessível para pessoas comuns. Diferentemente do inicio de tudo, com a sociedade mais alfabetizada aumentou-se o número do publico leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com