TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Hotel Ruanda

Artigos Científicos: Resumo Filme Hotel Ruanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  5.440 Visualizações

Página 1 de 4

1994. Eclode uma guerra civil em Ruanda, África. As duas principais etnias daquele país, os tutsi e os hutus, se envolvem em um conflito que em poucos meses mata milhares de pessoas, a maioria civis.

O conflito, ápice de uma história de divergências entre as duas etnias, é retratado no filme de Terry George (roteirista de “Em Nome do Pai”), “Hotel Rwanda”, lançado em 2004 e que recebeu três indicações para o Globo de Ouro como melhor filme, melhor canção e melhor ator (Don Cheadle no papel de Rusesabagina, o protagonista do filme).

A história central do filme é o episódio vivido pelo administrador do hotel belga quatro estrelas “Milles Collines”, localizado em Kigali, capital de Ruanda. Paul Rusesabagina era hutu, a etnia dominante que iniciou a campanha para eliminação física da oposição política dos tutsis. Mas sua mulher era tutsi.

Rusesabagina se tornou um herói ao abrigar no hotel cerca de 1.200 pessoas que assim como sua mulher eram tutsis, contando apenas com sua coragem para isso depois que as forças da ONU se recusaram a intervir no conflito.

O conflito que teve como estopim a morte, em um suposto atentado aéreo no aeroporto de Kigali, dos presidentes de Ruanda e do Burundi, Júvenal Habyarimana e Cyprien Ntaryamira respectivamente, ambos hutus; ceifou a vida de milhares de pessoas em menos de cem dias e obrigou outras tantas a se refugiar nos países vizinhos.

“Hotel Ruanda” recebeu ainda três indicações ao Oscar (melhor ator, melhor atriz coadjuvante, e melhor roteiro original), uma indicação ao BAFTA (melhor roteiro original) e ganhou o “Prêmio do Público” no festival de Toronto, Canadá.

Hotel Rwanda é a história do poder de sobrevivência e força interior de um homem face ao genocídio de 1994 na capital de Ruanda, Kigali. Onde foi atrás das suas vontades perante o cenário macabro, chacina de muitas pessoas e conflitos entre tribos devido à morte do presidente de Ruanda na sua viagem onde ia acordar um tratado de paz à Tanzânia e o seu avião foi abatido, os elementos do governo da tribo Hutu culparam os Tutsis por este acontecimento, aí instalou-se o caos. Deu-se início ao genocídio. Durante o conflito Paul Rusesabagina pertencendo à tribo Hutu, deixa os ideais da sua tribo para ouvir o seu interior, então protege a sua família e os seus mais chegados, fazendo de tudo, subornando os militares com dinheiro, uísque, cerveja... para salvar a sua família, amigos que pediram refúgio na sua casa e turistas do hotel que ele geria (Hotel des Mille Collines)... Face à situação descontrolada, tropas canadianas vindas pela parte da Nações Unidas, tentam proteger os estrangeiros instalados no meio do caos, para que nada lhes acontecesse. Entretanto surgem tropas belgas com apenas o objectivo de resgatarem os estrangeiros.

Paul vê-se numa situação difícil de digerir, tenta encontrar ajuda através do General, mas sem sucesso.A sua família fica a salvo depois de uma lista dos que vão ser cambiados para fora daquela situação, a sua família consta na lista, mas Paul não consegue virar costas aos outros então manda a sua família no caminho de uma cilada engenhosa dos Hutus, sem se aperceber de tal coisa.

...

Durante este cenário, alguns dos Direitos Humanos foram violados, apenas um homem seguiu o seu padrão de ideais, não se deixando levar pela sua crença na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com