TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Historia dos Povos Indígenas

Por:   •  14/11/2019  •  Resenha  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

Prova de História Medieval 03/10/2019

Giovanna Gondim Pedroso

O feudalismo é um termo que surgiu no século XVIII, para discorrer sobre a organização do mundo antes do século XVIII, onde chega ao fim a idade média, para entender o que é feudalismo e como ele surgiu e necessário fazer uma análise do momento em que ele surge, assim sendo é preciso compreender este período e todos os fatores que levaram à criação desse modo de organização social feudal que se expandiu por toda a Europa. A idade média é um período de cerca de mil anos que se estendeu desde a conquista de queda do Império Romano, até a guerra dos cem anos, época a qual historiadores afirmam não ter existido, e que é somente uma invenção criada com o objetivo de dar a população uma forte identidade cultural baseada em um mito.

Uma das partes de maior importância dentro do Feudalismo e que pode ser usada para explicar esse modo de organização é o catolicismo, desde a conversão de Constantino a Igreja Católica ganhou força ao longo do tempo, assim como também teve grande influência na queda do Império Romano do ocidente. A igreja na época possuía um grande controle sobre a população da época, isso pois retinha grande parte dos poucos meios de comunicação existentes, entre alguns instrumentos que podiam ser apontados como formas de controle, havia a bíblia em latim e os cristãos não tinham acesso , a missa era celebrada em latim o que quer dizer que a informação que a grande maioria da população tinha acerca da sagrada escritura se não fosse nulo era quase inexistente, este fato só foi mudado após a Reforma Protestante em XVI, liderada por Martin Lutero. As pessoas deveriam ser fanáticas a Igreja, e isso se dava por consequência de representatividade, e os religiosos da época diziam que por meio disso viria a salvação, a aqueles que fossem adeptos a ideologia, sendo assim outro modo de manipulação da igreja era a eclesiástica, já que por meio dela teoricamente haveria salvação.

Antecedido por uma sistema de senhoria que possuía a mesma base, o colonato, o feudalismo é uma mistura que  surge de elementos tanto da sociedade romana quanto dos bárbaros, e da fusão do colonato, comitatus e do beneficium no século VIII que dão um caráter honroso e as concessões de terra que deixam de ser doações e passam a ser trocadas por serviços (serviços que geralmente eram militares) esse sistema foi evoluindo até chegarmos a definição de “feudo” que aprece no fim do século IX, o feudo era um benefício concedido pelo senhor de terras e que nem sempre eram terras, e para que tais acordos fossem selados cria-se o ritual da homenagem.

Pelo comitatus, os senhores de terra, unidos pelos laços de vassalagem, comprometiam-se a ser fiéis e a honrar uns aos outros. No colonato, o proprietário de terras dava proteção e trabalho aos colonos que, em troca, entregavam ao senhor parte de sua produção. Já o Beneficium constituía na recompensa que chefes militares germânicos, habitualmente, concediam aos soldados sob sua responsabilidade pela bravura em campos de batalha

        Os rituais eram importantes na idade média. significado de suma importância para a organização feudal, ser o “homem de outro homem” era uma responsabilidade e uma honra imensa para aquele que assumia o juramento perante a seu senhor o ritual da homenagem era dividido em algumas poucas partes e era selado com um beijo entre o senhor e o seu novo vassalo, era um ritual sem nenhum sinal de cristandade em uma época onde Deus era o maior e único fiador e após o período romano um segundo ritual foi estabelecido sem mudar a essência do ritual mas incorporando elementos cristãos como os evangelhos ou relíquias onde o vassalo estendia a mão sobre e jurava fidelidade ao seu senhor “Eis dois homens frente a frente: um, que quer servir, o outro que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. ”. Assim o ritual da homenagem podemos dizer que o feudalismo era determinado pelo vínculo entre senhor e vassalo onde um se doava para o outro em troca de um benefício que em geral era posse de terras e o vassalo passava então a controlar essas terras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com