TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Caçador De Pipas

Exames: Resumo O Caçador De Pipas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DO FILME: O CAÇADOR DE PIPAS

AUXILIADORA AMÉLIA MOREIRA ROCHA, RA 1150907.

CURSO DE PEDAGOGIA

BELO HORIZONTE, 2014

É a história de Randall McMurphy, um preso rebelde que finge ser louco para ser transferido, o que ele pensou ser um lugar mais fácil de viver, o asilo de loucos. Contudo, as atitudes do personagem não demonstram nenhum problema na saúde mental o que gera grandes discussões entre ele, a enfermeira Mildred Ratched o médicos da clínica que unem para amedrontá-los e denegri-los. Ao entrar no sanatório McMurphy observa toda a rotina monótona a qual os pacientes eram submetidos e como não se adapta a ela tenta mudá-la. Ao fazer isto é reprimido pelos dirigentes, médicos e enfermeiros do local. Por diversas vezes sua insanidade foi contestada, mas como era de seu interesse McMurphy fazia se passar por doente mental. A primeira coisa que se percebe ao analisar as formas de tratamento aplicadas no sanatório, é que parece não haver preocupação com saúde metal dos internos, mas sim com a ordem e com o controle institucional. Os pacientes são submetidos a uma rígida rotina, intensa medicação e a terapia em grupo são feita de forma humilhante, onde todos expõem seus maiores problemas e traumas.

Se lembrarmos de uma cena do filme estaremos com um caso típico de um anormal sadio, levando em conta que conceito de normal e patológico é extremamente relativo, sempre levando em conta as adequações da sociedade onde o indivíduo esta inserido. A cena em que todos andam em círculos e sentem-se acomodados com aquilo, na mesma cadência, um atrás do outro, em círculo, servindo para uma verdadeira lavagem cerebral tendendo exatamente à anulação das vontades individuais, o nosso anormal revolta-se e começa a andar em sentido inverso, assustando a todos, que ficam desesperados com a nova situação. Ele passa a ser um anormal que deve ser contido com remédios tranquilizadores, o comportamento é antissocial, transtorno para o qual, a psiquiatria não tem até hoje, intervenção eficaz e onde afloram os procedimentos mais questionáveis dos hospitais, medicações, eletrochoque e lobotomia.

As punições feitas através de agressões físicas como choques elétricos visavam na verdade assustar os outros pacientes para evitar que fizessem o mesmo.

Com o passar do tempo os outros pacientes foram encontrando em McMurphy aquilo o que eles gostariam de ter mas não podiam devido à organização da clínica, ou seja, elegeram McMurphy como um líder e ao mesmo tempo como um protetor contra as ameaças de punições, já que este não demonstrava medo ao receber uma punição e mantinha o seu principal objetivo, alcançar a liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com