TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Política De Aristóteles

Trabalho Universitário: Resumo Política De Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo A POLÍTICA de Aristóteles

O Estado é uma sociedade política. A Cidade é uma sociedade formada por famílias, pois foi necessário a sua formação tendo em vista o bem estar de todos, já que as pessoas não podem viver uma sem as outras, tendo seu início sido estabelecido pela natureza para atender às necessidades do dia-a-dia do homem. Assim a sociedade é formada por várias famílias, formando-se várias aldeias. E quando passam a existir várias aldeias elas formam uma comunidade capaz de se sustentar suprindo assim suas necessidades para o bem estar comum formando então a cidade.

Fica evidente que a Cidade é uma criação da natureza, e que o homem é por natureza um animal cívico, mais social do que as abelhas e os outros animais, pois é capaz de distinguir o certo do errado e o justo do injusto.

A administração doméstica é um tipo de governo, formado por membros ou partes. Sendo que os elementos principais da família são o senhor e o escravo, o marido e a mulher, o pai e os filhos e a família tem como seu governante o homem.

Assim surge a necessidade de alguns comandarem e outros obedecerem, sendo isto destinado desde o nascimento dos seres. O ser animado é composto, de uma alma e de um corpo, e dessas partes, a primeira está destinada por natureza a comandar, e a outra a ser comandada.

A autoridade despótica [a do senhor] e a autoridade política não são a mesma, e todas as espécies de poder não se identificam. Um poder se relaciona ao escravo por natureza, e o outro aos homens livres.

Assim há dois tipos de escravos, os que por natureza acham melhor servir, pois não têm nada melhor a oferecer a não ser os seus próprios corpos e os que são capturados em guerras, uma servidão estabelecida pela lei.

Existem duas maneiras de obter riqueza: uma pelo governo doméstico; outra pelo comércio. Assim a arte de adquirir riquezas é uma virtude do homem livre e não dos escravos.

Os tipos de comando diferem: o homem livre comanda seus escravos de maneira diferente que o macho comanda a fêmea, ou que o pai faz com o seu filho. Ainda que as partes da alma estejam em todos eles, elas estão presentes em diferentes graus.

Para ser considerado cidadão é necessário que se exerça o direito do voto nas assembléias e participação no exercício do poder público em sua pátria. Os estrangeiros e os escravos não são considerados cidadãos.

O Estado tem a responsabilidade de educar as crianças e mulheres. A felicidade do Estado depende dessa educação, assim como a saúde do Estado depende da saúde de seus cidadãos. As crianças devem ser educadas para serem futuros cidadãos, partícipes do governo dos negócios públicos, e senhores de suas mulheres e escravos. O Estado também é responsável pela regulamentação do casamento e dos nascimentos. A educação deve estar sob o controle do governo e de ser a mesma para todos os cidadãos. Ela deve incluir aqueles assuntos úteis que todas as pessoas deveriam ser capazes de dominar, mas nada que degrade a mente ou o corpo.

A redação, a escrita, e o desenho sempre foram ensinados pelo valor de sua utilidade; a ginástica é adotada por desenvolver a coragem. A música é ensinada em forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com