TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Roma

Artigos Científicos: Resumo Sobre Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Roma

Antes da expansão romana, a península Itálica foi ocupada pelos povos dentre eles:

• Etruscos

• Gregos

As colônias gregas concentravam-se na parte sul da Itália, chamada Magna Grécia, enquanto os etruscos localizavam-se na região Toscana.

Os etruscos vieram da Ásia, chegaram da Itália misturaram-se a população nativa e se instalaram na Toscana.

Segundo a tradição de Roma teria sido fundado por Rômulo um dos gêmios, que foram abandonados e amamentados por uma loba. Ao crescerem consultaram os deuses para saber quem governaria a cidade, e o escolhido foi Rômulo, Remo seu irmão não aceitou a decisão e lutou sendo morto pelo irmão. A cidade estava localizada próximo ao rio Tibre no monte palatino.

De Monarquia à República

Rômulo foi o primeiro governante, depois houve mais seis todos de origem etrusca, até que uma revolta destruiu Tarquínio II e instituiu a República. A sociedade romana estava dividida por:

 Patrícios

 Senado

 Plebeus

 Escravos

O elemento dominante na sociedade era a família que tinha como líder o paters família. Apenas, os patrícios eram considerados cidadãos com direitos políticos e civis.

Os plebeus eram de categoria inferior podia se casar com patrícios com direito a voto

O senado era um conselho de anciãos que tinha o da cidade e eram responsáveis pela gerra e pela paz.

Pesquisas históricas e arqueológicas revelam que as margens do rio Tobre se organizavam e se desenvolveram aldeias de povos que habitavam a região principalmente latina e sabrinos, provavelmente para se defender de invasores do século VIII antes de cristo, essas aldeias de pastores e agricultores se uniram dando origem a Roma adotou a Monarquia como forma de governo.

Os mais importantes imperadores romanos

Tibério Graco - Foi o segundo imperador romano, ampliou os poderes do senado, sufocou as rebeliões na Gália, África e Germânia, consolidou as fronteiras do império romano. Durante o seu reinado, Jesus cristo foi crucificado na palestina.

Nero - assumiu o poder recorrendo a vários crimes: assassinou seu meio irmão, sua mãe e sua primeira esposa. Estimulou obras políticas para gerar empregos e ativar o comércio. Incendiou Roma e culpou os cristãos mandando persegui-los. Por fim suicidou-se.

Vespasiano - Estendeu a cidade romana aos habitantes das províncias que servissem o exercito, seus filhos Tito e Dominiciano que mais tarde sucediram-no.

Trajano - estendeu os limites do império romano anexando, Armênia, Dácia, Arábia, Mesopotâmia. Ajudou os pobres distribuindo trigo.

Calígula-colocou-se como monarca absoluto exigiu ser tratado com honras divinas, era cruel e insano.

A República

A palavra república vem do latim Res = coisa / pública = povo.

“Coisa do povo”, algo que pertence a todos.

Com a instalação da república os patrícios foram se organizando socialmente e administrativamente e tornando poder.

Na República o sanado foi ampliando seu poder político: elaborava as leis, tomava as decisões sobre as gerras, cuidava dos respeitos aos costumes, à religião e as tradições romanas, seus membros eram patrícios escolhidos com poder vitalício. O governo republicano era formado por 2 cônsules que presidiam o senado, propunham leis e tinham poderes militares e religiosos.

Revoltas e crises sociais

A exclusão política, a desigualdade social imposta, ao povo romano desencadeou lutas entre patrícios e plebeus. Eles exigiam o direito de eleger seus própios magistrados.

Pela lei canulía os plebeus tiveram a igualdade civil e a possibilidade de casamento intercalasse. O reconhecimento dos direitos da plebe à lei Licínia na quais os plebeus ricos poderiam ocupar cargos políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com