TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Socialismo Utópico

Dissertações: Resumo Socialismo Utópico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Socialismo Utópico

No século XIX, diferentes pensadores tentaram refletir sobre os problemas causados pelas sociedades capitalistas em desenvolvimento.Com grande influencia do pensamento iluminista.Essa denominação tem a ver com o fato dos pensadores acreditavam na total transformação da sociedade de forma pacífica, sem a necessidade da luta armada, que seria promovida pela luta de classes e pela revolução proletária.

O termo "utopia" é um resgate literário do título do livro de Thomas Morus, de 1516, e tal expressão passa assim a designar toda filosofia defensora da igualdade social, onde era pregado um modelo idealizado, mas a "receita" para se atingir tal caminho não era discutida.

Chamados de socialistas utópicos, esses pensadores deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Os seus principais representantes são Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.

O industriário britânico Robert Owen (1771 – 1858) foi proprietário de uma grande indústria têxtil na cidade de New Lanark. Apesar de ser um burguêsesse pensador acreditava que o caráter humano tinha a ver com o local em que ele vivia. Por isso defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista. Ower reduziu as jornadas de trabalho e melhorou as condições de moradia e a educação.

Charles Fourier (1772 – 1837):Ele acreditava que a melhoria nas condições de vida e trabalho dos operários aconteceria com a criação de associações e pelo cooperativismo entre o proletariado. Para ele o talento e o prazer individual possibilitavam a auto realização.Fourier era favorável ao fim das distinções que diferenciavam os papéis assumidos entre homens e mulheres.

Saint-Simon (1760 – 1825):originário da nobreza francesa “esclarecida”, não concordava com a pobreza e com as desigualdades sociais. Acreditava que uma sociedade dividia-se entre os produtores e ociosos. Sua reivindicação era a livre empresa, continuando com o lucro dos capitalistas, porém estes deveriam assumir responsabilidades sociais e ofertar melhores condições de vida e de trabalho aos operários.

Friedrich Engels (1820-1895), os socialistas utópicos criavam modelos ideais que não poderiam ser implementados – entretanto o socialismo utópico foi considerado a primeira forma de contestação ao individualismo liberal e corporificou-se como uma possível resposta aos problemas sociais que surgiram durante o processo de industrialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com