TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo das Palestras na Semana de RI

Por:   •  7/11/2016  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Camila Menegussi

6° Período – Resumo das Palestras na Semana de RI

  1. A guerra civil no Iêmen

O professor Rafael Zelesco ministrou uma palestra detalhada sobre a recente guerra civil no Iêmen, enfatizando suas causas, grupos políticos rivais internos, intervenção norte-americana, o porquê da forte intervenção saudita no país e a influência dos países árabes vizinhos na região.

A Guerra Iemenita é um conflito entre dois grupos que visam constituir o governo do Iêmen, juntamente com seus apoiantes. Por um lado, os separatistas do sul e os apoiantes do governo Hadi, e do outro, os Houthis e os apoiantes do ex-presidente Saleh. Também se faz presente no conflito a Al-Quaeda com o apoio do Estado Islâmico.

O que se conclui, diante desses governos , é o grande desrespeito pelos Direitos Humanos, inclusive por parte dos EUA ao apoiar a Ar. Saudita, e os países do Golfo. Depois, a emergência de um novo tipo de guerra, uma guerra multilateral, com várias frentes, semi-autonomas que  lutam entre si, isso está muito claro no Iêmen. Há uma utopia da posição moderada que os americanos sempre buscam no Oriente Médio, desde a Primavera Árabe, que existe alguns políticos no O. Médio muito bons, muito próximos do Ocidente, muito democráticos, que estão prontos ´para se aliar ao Ocidente, basta remover o ditador, impedir que os fundamentalistas cheguem ao poder, e esse políticos bons vão florescer de repente, e todo o país vai caminhar numa democracia. Isso na verdade não existe no Oriente Médio, o que existe são políticos que tem muito caminho pela frente até conseguirem ser significativos em seus países

Por último, o questionamento sobre as soluções amplas que a ONU gosta de propor, que vão dar conta de resolver todos os problemas, talvez estejam com os dias contados. Talvez a solução para o Iemen não seja uma solução boa para todos. Uma situação que se pode pensar a médio prazo é a volta da divisão do Iemen , em norte e sul, algo que hoje para a comunidade internacional ocidental é anátema, mas talvez essa solução a médio prazo seria  um meio termo entre  a catástrofe e a utopia, e aceitar q a guerra não tem vencedores abandonando, assim, a utopia de soluções amplas na qual um grande grupo vai chegar ao poder fazendo um diálogo  nacional com a oposição,  e daí surgindo uma solução para o futuro do pais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com