TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de O Teatro da Memória

Por:   •  1/4/2022  •  Resenha  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

Nathália Guereschi

Introdução à História

UNILA – Universidade Federal de Integração Latino-Americana

Resumo de O Teatro da Memória

Por Ulpiano T. Bezerra Meneses

        O autor trabalha com o desenvolvimento do teatro como ferramenta de rememoração visual até que se alcance o museu histórico contemporâneo. Primeiro, analisando a teoria de Hooper-Greenhill de que o museu histórico contemporâneo é o resultado da evolução do Theatrum Memoriae que, por sua vez é o resultado da evolução dos teatros renascentistas.

        Entretanto, essa teoria desconsidera a diferença entre os antecedentes do museu histórico na América e na Europa e, de acordo com o autor, a visão europeia que é a base do museu histórico de 1700 deriva mais especificamente da ideologia iluminista, principalmente na questão de espetacularização da história e da estetização do social.

        O autor questiona a partir dessa base de raciocínio qual seria a participação dos museus históricos na construção do conhecimento, mas evita associar o museu unicamente ao universo do conhecimento, visto que sua função se dissipa por mais inúmeras áreas do comportamento humano. Ainda assim, ele admite que, sem o fator conhecimento, a função do museu histórico se limita à doutrinação, desviando-se das suas responsabilidades sociais e política.

Na França, em 1968, uma revolução estudantil abordou a ideia de que os museus legitimam os valores da burguesia e, por isso, deveriam ser substituídos por fóruns, espaços de criação, debate e interação. Essa mudança seria irracional considerando que a cidadania e a consciência política e social dependem do conhecimento histórico.

        O que é chamado de cultura material, que seria o acumulo de artefatos, não justifica a crítica, visto que os artefatos presentes em museus o estão por conta do peso de seus significados, e o museu é a única ferramenta social que permite a analise e o entendimento desses artefatos, o que garante a democratização desse conhecimento ao permitir o acesso à esse conteúdo e faz com que a mudança (qualquer que seja) possua uma base histórica e um conhecimento prévio, deixando de ser um risco, tornando-se inteligível.

        O autor apresenta o contraponto de Julian Spabling que promove a ideia de que museus não devem ter acervo, pois não devem ser limitados à função de “storage”. Mas seu ponto de vista também busca desenvolver museus de acordo com o interesse do público, desenvolvendo conteúdos e exposições que agradem ao público, o que para o autor não é justificável visto que o interesse do público não é natural, e não é socialmente inocente e imparcial.

        Esse tipo de percepção na fundação de um museu é social e politicamente condenável, afirma o autor, gerando meios para a alienação e eliminando a perspectiva crítica essencial dentro dos museus, ademais, reduz as coleções a objetos com significados embutidos e simplistas ou a objetos cujos significados se flexibilizam para agradar a quem os consome, eximindo os museus de suas responsabilidades no campo da cultura material.

        É necessário que um museu seja capaz de abranger as apreensões sensoriais, empíricas e corporais, que contribua com meios de conhecimento e análise de sociedades especificas, fortalecendo a formação da consciência crítica. A função do museu como centro cultural e de eventos para o autor não é abominável desde que não se sobreponha às funções originais do museu, mas que sejam funções adicionais, integrando diversos modos de ação possíveis para o museu de forma consubstancial.

        No século XVIII eram estabelecidas de acordo com as categorias dos objetos a serem estudados, portanto, nessa época existe um grande leque de variações dos museus, variando entre museus de arte, de arqueologia, de folclore, de ciência, e assim por diante. O autor, no entanto, julga que não se pode determinar a natureza dos conhecimentos com base na natureza das fontes, desconsiderando a natureza empírica das fontes.

Nos Estados Unidos a mudança dessa situação foi influenciada pelo iluminismo europeu envolvido com os ideais republicanos e com o profissionalismo da ciência. Os EUA assumem um compromisso com a educação popular e com a pesquisa acadêmica, influenciando a fundação de museus de História Natural que contemplam o estudo da atuação de sociedades históricas e arquivos.         No Brasil, os museus oitocentistas também levam o nome de museu de História Natural onde se inserem a Antropologia e a História. É em 1820 que o museu histórico deixa de estar inserido em outro, para tornar-se uma categoria distinta.

        Para a dialética instaurada a partir desse momento, é imprescindível que a problemática a ser trabalhada seja a guia da potencial documentação almejada e não o contrário. Mas é compreensível que haja uma categorização documental para que se delimite os territórios a serem estudados em problemáticas que possam vir a ser formuladas.

        A documentação histórica carrega a questão do que se trata o objeto histórico, podendo ser explicado como um objeto comum que, por estar presente em acontecimentos históricos assume uma carga sentimental intrínseca, perde seu significado, usos e funções originais para se tornar portador de um significado que responde às necessidades do presente. Os objetos históricos, entretanto, assumem uma ordem ideológica e não mais cognitivas. Não deixam de ser usados na produção de conhecimento e, inclusive, são funcionais para o entendimento das dinâmicas da sociedade que os produziram e da sociedade que os escolheram para reproduzir sua função histórica.

        Assim, o autor explica que, em seu ponto de vista, o museu histórico deveria utilizar não só de objetos históricos, mas também de qualquer objeto que lhe permita o estudo de uma problemática anteriormente selecionada. É necessária também para esse estudo a utilização de fontes não materiais, também chamadas de documentos históricos.

        Incluindo também os documentos que o são desde o princípio, que são designados para serem documentos, o documento histórico abrange para além disso as informações não evidentes contidas, como a utilização de caneta para inscrição do documento, ou suas condições de fabricação, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com