TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRÍTICO DO LIVRO ‘’A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM’’

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO CRÍTICO DO LIVRO ‘’A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM’’ (Leo Huberman)

[pic 1]

Universidade Federal do Rio de janeiro

Raphael Cardoso Figueiredo

Turma A

Administração

Contando com uma linguagem dinâmica, podemos observar que o autor busca alcançar facilmente o interesse de pessoas ligadas a economia e sua história.

Este livro escrito por Huberman teve como objetivo principal explicar a história pelo estudo da teoria econômica e, ao mesmo tempo, explicar a economia através do estudo da História. Huberman entrelaça estas duas áreas do conhecimento humano, conseguindo tornar mais clara a aventura do homem sobre a terra e o seu poder de modificar a vida do ser humano. Essa é a grande lição que permeia o livro, uma obra que, abordando temas profundamente tão complexos, consegue manter um alto nível de transparência, de limpidez e clareza.

Leo, na História da Riqueza do Homem, identifica que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por inúmeras influências socioeconômicas. Ele descreveu um dos primeiros grandes movimentos de formação da riqueza no Estado nacional: a concentração econômica. Podemos lembrar, como exemplo, do período colonial, quando todo ouro extraído do nosso país era encaminhado à Portugal. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se modificou, se aperfeiçoou, evoluiu, mas continuou gerando desigualdades crescentes. Como exemplo, condomínios fechados de classe média alta próximos a comunidades carentes, visto frequentemente nas grandes cidades brasileiras.

As desigualdades sociais e a concentração econômica, estudadas por Hurberman, nos remetem a mais dois desafios: Primeiramente, existe alguma maneira de gerar riquezas sem causar desigualdades? E, junto a isso, como aglutinar as partes do planeta, sem excluir qualquer outra gerando essas riquezas anteriormente citadas? O autor fundamenta uma análise histórica e social para demonstrar a transição da riqueza na sociedade através do tempo e dimensionar o comportamento e influências da mesma na economia.

Em se tratando do dinheiro em si, ele só se torna capital quando é usado para adquirir mercadorias ou trabalho com o propósito de vendê-los posteriormente com lucro.

O lucro vem do fato de receber o trabalhador um salário menor do que o valor da coisa produzida. O capitalista é dono dos meios de produção, edifícios, máquinas, matéria prima, etc. É da associação dessas duas coisas que decorre a produção capitalista.

Podemos então, sem sombra de duvidas, indicar, também, a leitura do livro aos pesquisadores com os mais diferentes intuitos de analise, mas em especial é necessário que se preocupem em saber como se deu a formação social e econômica de uma sociedade e que ainda crêem na luta social para a obtenção das mais diversas conquistas. Para que possam assim ter uma boa base teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com