TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o Touro Encantado

Por:   •  9/9/2021  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: História  Antiga

DOCENTE: Prof. Dr. Marcus Vinicius de A. Baccega

ALUNO: Ademar de Oliveira França

ANÁLISE DOCUMENTAL:   O ano mil na visão do cronista: Crônica de Raul Glaber

Raul Glaber era um monge da Borgonha nascido no final do século 10,  um bom erudito, autor de poemas e teólogo, muito apegado à reforma. Monástico. Ele  descreve e analisa as mudanças ocorridas no Ocidente, especialmente até o ano 1033 (milênio da Paixão de Cristo ), que deu origem aos terrores míticos do ano 1000, notadamente. Segundo estudiosos,  ele às vezes se passa por um monge milenar relatando desastres naturais, distúrbios climáticos e fome anunciando o fim do mundo.

Em suas palavras podemos encontrar aquilo que condicionamos chamar de mentalidade medieval. Esta concepção é entendida pelo domínio cultural que o cristianismo exerce sobre a sociedade feudal. Lembramos que a Igreja tinha o domínio sobre o imaginário popular. Onde tudo que se afastava da Igreja causava pecado.

Devido tudo isso, o Renacimento, posteriomente vai criticar essa sociedade como idade das trevas. No entanto,  não podemos criar a ideia de tudo que fora produzido na idade média está reduzido a uma mentalidade atrasada, sem conhecimento científico ou cultural.

Na análise de Gaber todas as calamindas sofridas pela sociedade, que a deixava amedrontada, sobretudo, com a aproximação do milênio e o fim dos tempos. Surge um otismismo com relaçao ao milênio, talvez pela eleição de um novo potífice, estabelecendo um novo poder espiritual, ou seja, uma hegemonia política da igreja romana e monástica sobre a sociedade em geral.

O ano mil vislumbrado com grande otimismo, onde a misericória de Deus prevalece. Tudo isso, devido o ser humano reconhecer seus pecados e deixar a soberania da igreja cresce.

Podemos detectar que juntamente com mileniarismo, os tempos cristão, as Igrejas são renovadas, construídas. Se tornando assim, verdadeiras poteoses. Com isso, parece que a sociedade em geral não se desenvolve economicamente, somente o poder político e econômico da igreja romana que progridi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com