TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos Sobre Revolução Russa

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Amabili Lang

Turma: 3 info B

Da Revolução Russa ao Stalinismo

Os funcionários se rebelaram contra os empresários por conta de exploração salarial, horas excessivas de trabalho, e péssimas condições de alimentação e moradia. Principais contribuintes para a revolução foi o cartismo: descontentamento dos operários; Associação dos operários: responsável por grandes manifestações e encaminhamento e centenas de petições ao parlamento. Na época recém criado o sindicalismo tinha medidas muitos mais radicais, pregava a violência revolucionária e defendiam o fim do estado.

Enquanto demais países encorparam o trabalho livre e assalariado, A Rússia , reforçava os laços da servidão se mantendo um país, agrário de base feudal, tendo seu poder concentrado nas mãos do imperador Czar que implantou diversas reformas causando a divergência de uma minoria muito rica a maioria na pobreza.

No século XIX, a Rússia perdeu a guerra da Criméia, após a guerra, o imperador Alexandre II, acabou com a censura à literatura e a imprensa na capital, aboliu a servidão e os castigos corporais, concedeu autonomia às províncias e adotou o modelo jurídico ocidental, tal reforma teve um afronto das camadas mais conservadoras da sociedade (nobreza), e os mais radicais assassinaram o Czar Alexandre II. O poder então é repassado para Alexandre III, que tinha em vista um governo muito mais duro e opressor, passa a comandar o novo Czar, Nicolau II, as insatisfações só aumentavam e o governo retrucava com mais repressão e perseguição. Nesta época houve a criação do Partido Social Democrata Russo, que subdividiu a convenção: Os Bolcheviques e os Mencheviques.

A Rússia foi derrotada na guerra pelo controle da Manchúria, agravando a crise economia, aumentando o custo de vida, desemprego, gerando manifestações contra o regime, o governo reprimia esses movimentos (domingo sangrento) no mesmo ano surgem os primeiros conselhos operários, que pressionaram o Czar levando a implantação da Duma (conselhos com representantes do povo). Com o fechamento de várias empresas e altos índices de inflação, a população exigia o fim do Czarismo. O Czar abdicou do poder.

Bolcheviques se organizam para tomar o poder e deram início a revolução em Petrogrado, tomando os edifícios públicos e as fábricas, Lênin assumiu a liderança do novo governo, a Rússia foi retirada da Guerra e as propriedades privadas passaram para as mãos do comitê agrário.

Os bolcheviques teriam de passar então por uma prova ainda mais difícil, a Contra Revolução, esta financiada pelo capital estrangeiro, pois temiam que essa idéia se expandisse para todo o mundo.

Visando promover a reconstrução do país, Lênin criou em fevereiro de 1921, a Comissão Estatal de Planificação Econômica (GOSPLAN), encarregada da coordenação geral da economia do país.

Apesar disso, o Estado russo continuou a exercer controle sobre setores considerados vitais para a economia: comércio exterior, o sistema bancário e as grandes indústrias de base.

Após a morte de Lênin (1924), desencadeou-se uma disputa pelo poder entre Stalin (pregava a revolução local, a sua estabilização para depois expandir para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com