TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retrospectiva Histórica da Educaçao no Brasil

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 02 – (RESPOSTAS COM NO MÁXIMO 20 LINHAS CADA)

1. Podemos afirmar que O projeto Educacional que se implantou no Brasil desde o período jesuítico consistia na formação destinada a atingir três objetivos: doutrinário, político e econômico.   Assim, a partir do que é abordado nas aulas é possível constatar que, em se tratando de Educação Brasileira, muitas são as interfaces que necessitam ser analisadas. Neste sentido, para fundamentar nossas discussões e construir uma compreensão sobre o contexto da educação contemporânea da população no Brasil, partimos do princípio de que a realidade atual ainda sofre conseqüências do tempo histórico, permeado por interferências políticas, econômicas e sociais, no qual se fazem presentes diversos agentes que se entrelaçam nesse percurso.

Através de uma breve retrospectiva histórica é possível estabelecer uma análise dos problemas que interferiram ou ainda interferem na educação na atualidade: o espaço da escola, ou mais, o fazer concreto educacional tem sido o implementador de ações sociais em favor do desenvolvimento do homem como um todo? Ou este tem sido um fomentador da continuidade da elite e de exclusão da classe trabalhadora?

RESPOSTA:

        É possível afirmar que no Brasil o sistema educacional vem se apresentando nas conjunturas atuais, à serviço de uma camada da sociedade que tenta perpetuar seu poder de dominação, e ainda, que procura definir seus meios ideológicos, econômicos e sociais. Percebemos que, infelizmente, há uma continuidade da Instituição Escola em servir, juntamente com os setores econômicos da sociedade, a uma pequena parcela elitizada da sociedade.

        O projeto educacional apresenta-se na realidade principalmente como econômico, pois visa à preparação de mão-de-obra qualificada para exercer o trabalho e atender as necessidades do sistema de produção capitalista. O projeto pedagógico não tem uma análise social do homem na sociedade em que vive, mas sim, a ação humana dominante da classe elitizada que perpetua sobre uma sociedade produtiva.

        A função do Estado é de promover políticas públicas que incluíssem de fato a educação como parte do desenvolvimento do ser humano em uma totalidade igualitária, propiciando uma qualidade de vida a toda população, porém, submete a população excluída à manutenção da exclusão, fortalecendo a privatização da educação.

2. No Brasil a função e a formação docente sofreu influência de caráter religioso e normativo, haja vista a presença marcante da igreja nesse processo. Na escola jesuítica, o professor apresentava-se como o transmissor do saber absoluto e inquestionável. Nessa abordagem metodológica, prevalecia e exposição oral do conteúdo sem interligação com outras disciplinas, processo que enfatizava a memorização e repetição. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova representou uma tentativa de superação desta concepção de Educação. Seria possível afirmar que esta concepção de Educação Jesuítica foi superada? Ou ela ainda acha-se presente até os dias atuais? Quais as evidências que comprovam ou refutam essa tese?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com