TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa 1789

Pesquisas Acadêmicas: Revolução Francesa 1789. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Primeiramente você acaba de adiantar em um século a revolução francesa de 1789.

‘’ Seria interessante observar que ambas instituem períodos de dinastia despótica posterior e ambas são totalmente legítimas contra o poder imperial instituído anteriormente. ’’

Bela observação, o que não quer dizer que sejam acontecimentos idênticos.

A frança do século 18 era uma sociedade dividida em estamentos sociais, que eram o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o povo (terceiro estado), o terceiro estado estava sendo esmagado pelos tributos, já que ele sozinho sustentava os cofres públicos e a ostentação do primeiro e segundo estado, esses por sua vez estavam livres de quaisquer impostos. Vigorava a lei dos privilégios de nascimento, mas apareceu um novo personagem que era a burguesia, a burguesia chegou ao ponto de superar e muito em riqueza toda a nobreza, que estava atolada em dívidas com os banqueiros, essa burguesia queria participação política, queria constituir governos e queriam ter os mesmos direitos do primeiro e segundo estado. Basicamente foi isso que ocasionou a revolução de 1789. Depois apareceram outros personagens como os radicais jacobinos e Napoleão Bonaparte, que governou de acordo com os interessas da burguesia, além de sua ânsia militarista.

Ocorre então uma revolução que destrói o Antigo Regime e instituem avanços importantes como a igualdade jurídica, as liberdades individuais, a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e a liberdade econômica (muitos desses direitos eram apenas pura teoria e a maioria pobre da população em nada gozava desses avanços civilizatórios). Passa-se então ao surgimento da sociedade burguesa, a nossa linda e gloriosa atual sociedade burguesa (estou sendo irônico, é claro), pelo menos a sociedade burguesa é melhor do que a sociedade que era dominada pelo clero católico e pela nobreza. Continuando:

A sociedade russa do início do século 20 possui muito em comum com a frança do século 18, mas as revoluções são de caráter completamente antagônico, enquanto a revolução francesa instituiu a sociedade capitalista burguesa, a revolução bolchevique institui o Socialismo. A Rússia era um país atrasado, possuía algumas indústrias, mas eram muito concentradas em algumas poucas cidades como Moscou, por isso mesmo foi uma surpresa a revolução socialista, pois segundo Marx apenas um país que tivesse em um alto grau de desenvolvimento econômico, com toda a maquinaria industrial trabalhando em seu ápice e conseqüentemente tivesse uma grande concentração urbana e por sua vez uma enorme massa de proletariados organizados poderia realizar a revolução socialista e depois alcançar a etapa comunista, por isso Karl Marx pensava que a Alemanha iria ser a protagonista das revoluções comunistas, porém não foi isso que aconteceu e a revolução socialista se deu primeiramente na Rússia.

Sem dúvida nenhuma o povo russo estava sendo esmagado como o povo francês, mas na Rússia a massa de miseráveis acabou por decidir que eles queriam eram uma revolução de verdadeiro caráter popular e não uma aliança com a burguesia. Na verdade houve uma revolução de multiposições que derrubou o czar e após isso então foi realizada a revolução bolchevique que teve inclusive de lutar contra colegas de partido, que na verdade eram mais oportunistas de que qualquer coisa e eram identificados com a burguesia queriam uma revolução digamos menos radical eram os mencheviques.

Observação: Bolchevique significa maioria e menchevique minoria isso se deu por ocasião de uma vitória interna do partido de um grupo e, portanto este grupo ficou conhecido por maioria enquanto o opositor minoria.

Outra observação: Na verdade essa minoria menchevique era muito poderosa e possuía mais apoio popular do que os bolcheviques.

Mais uma observação: Os bolcheviques eram liderados principalmente por Lênin.

Outra diferença fundamental das duas revoluções era que enquanto a revolução francesa estava sendo sustentada filosoficamente pelas idéias e ideais iluministas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com