TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Trabalho Escolar: Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história Contemporânea. Inspirada pelas ideias iluministas, a sublevação do tema: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ecoou em todo o mundo, pondo abaixo o regime absolutista e excedendo valores burgueses.

Revolução Francesa 1789-1799

Contexto Histórico: A França antes da revolução.

A situação era crítica, cerca de 20 milhões dos 26 milhões de habitantes franceses, viviam no campo e em condições de vida extremamente precárias. A miséria e a pobreza eram marcas presentes nesse período.

*Extrema injustiça social, só o 3º Estado pagava impostos;

* País absolutista, o rei governava com poderes absolutos (economia, justiça, política, religião)

*Os oposicionistas eram presos na bastilha ou condenados a guilhotina.

Pirâmide social da França (séc. XVIII)

A sociedade francesa do séc. XVIII, organizava-se sob uma rígida estrutura social dividida em três Estados:

1º Estado: Membros da igreja Católica

* Alto Clero: Bispos, Abades, Cônegos.

* Baixo Clero: Padres, vigários, sacerdotes.

Classe de pessoas que por nascimento ou porque possuem títulos gozam de certos privilégios e se distinguem dos demais cidadãos.

*Nobreza de Espada ou de Sangue: Rei, sua família, demais pessoas descendentes de família nobre (sangue azul).

*Nobreza de Toga: Burgueses bem sucedidos que conseguiam comprar títulos de nobreza.

*Camponeses;

*Artesãos;

*Burgueses;

Como a vida dos camponeses era de extrema pobreza e miséria, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia outro segmento pertencente ao povo, mesmo tendo uma condição social melhor (comerciantes), desejavam uma maior do

Causas do movimento

• Incapacidade administrativa do rei.

• Gastos exagerados com a corte .

• Crise econômica (guerra dos 7 anos e guerra de independência), vinda de conflitos. com a Inglaterra.

• Injusto sistema tributário, somente o 3º Estado pagava impostos.

• Miséria popular e desigualdade de classes.

• Influência das ideias iluministas.

• Ambição política da burguesia.

O nível de insatisfação popular era tão grande que o povo foi as ruas, com o objetivo de cobrar do rei Luis XVI uma solução imediata sobre o destino do país, pois um único pão francês , comida indispensável, chegou a custar um mês de salário, agravando ainda mais a situação.

Pressionado pela crise, com o objetivo de tratar da questão tributária do país, Luis XVI, aconselhado pelo seu ministro de finanças Jacques Necker, se viu obrigado a convocar a Assembleia dos Estados Gerais, que não se reunia há 175 anos, via Estados Gerais a aristocracia francesa (clero e nobreza) pretendiam controlar seus privilégios e impedir a ascensão política da burguesia.

Votação na Assembléia

Reunidos na Assembléia todos os representantes dos três Estados formadores da sociedade francesa, Luis XVI deu por aberta as discussões e votação para os problemas que atingiam a França. No tocante ao pagamento de impostos, a votação na Assembléia enfrentou um grande obstáculo: 1º e 2º Estados são aliados e minoria na Assembléia, por isso desejavam o voto por classe. Já o 3º Estado desejavao voto individual.

Pós Assembléia dos Estados Gerais

Em virtude ao fracasso da Assembléia, o 3º Estado, se retira da seção sob protesto marchando para as ruas, para dar inicio ao processo armado da revolução. Tem-se portanto, no fracasso dos Estados Gerais, a causa imediata do movimento de revolução, que foi organizada por dois grupos revolucionários, Girondinos e Jacobinos.

Assembléia Nacional Constituinte (Fase Constitucional 1789-1791)

Convocada pelo 3º Estado, a Assembléia Nacional, que depois se tornou Constituinte (nela foi regida uma nova Constituição para a França), foi a ultima chance para que todos os Estados decidissem juntos o futuro do processo revolucionário e nesta reunião foram firmados as seguintes realizações:

• Constituição (Declaração dos direitos do homem cidadão)

• Queda da bastilha (prisão símbolo do sistema absolutista na França)

• Confisco de bens da Igreja Católica

• Igualdade perante o pagamento de impostos

Em setembro de 1791, foi publicada a Constituição. O poder Legislativo caberia a Assembléia Nacional; o Executivo ao rei, que tinha direito de veto sobre as decisões da Assembléia. Neste ponto o mestre era Montesqueu.

A França torna-se uma monarquia constitucional a partir dessa data, assim como a Inglaterra.

A Queda da Bastilha

O primeiro alvo dos revolucionários foi a queda da bastilha em 14 de Julho de 1789. Essa repercutiu em todo o país, o lema dos revolucionários era LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE, e isso resumia muito bem os desejos do povo francês.

Fase Republicana

Nessa época o rei Luis XVI era casado com a princesa austríaca Maria Antonieta, cujo irmão era imperador da Àustria. Este planejava invadir a França, para restaurar a monarquia absoluta, temeroso de que o exemplo francês se espalhasse pela Europa, tendo buscado coligação com a Prussia e a Savoria.

Considerando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com