TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Monografias: Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Francesa foi um marco e divisor de águas da história da França enquanto país monárquico, o regime era muito autoritário e consequentemente prejudicial aos pobres.

A luta por direitos igualitários e a busca por uma economia mais justa fez com que pobres desempregados, comerciantes de menor porte e camponeses se revoltassem contra o clero e a nobreza, que obtinham o dinheiro dos primeiros através do pagamento de impostos.

Causas

No ano em que aconteceu essa revolução, em 1789 o país estava dividido entre o clero, que representava o primeiro estado, depois vinha a nobreza, o segundo estado e por fim o povo que pertencia ao terceiro estado.

Os que faziam parte do clero e da nobreza recebiam privilégios como a isenção do pagamento dos impostos, e quem arcava com tudo isso eram os menos favorecidos, logo o povo. Sendo assim, com o passar do tempo esse terceiro estado acordou.

As ideias de iluminismo ganhavam força, pregava-se a independência econômica e contra a maneira do poder monárquico de fazer política. A classe operária francesa estava revoltada com a situação e se rebelou contra os que eles julgavam abusadores do poder.

Consequências:

Fim da monarquia e do abuso de poder do clero e da nobreza. (Foto: Divulgação)

O processo da Revolução Francesa foi tão intenso que seu resultado favoreceu a classe que lutava por direitos mais humanos, seu fim estabeleceu a Idade Contemporânea e acabou com o regime de servidão feudal.

Um lema que ficou muito conhecido na França e é lembrado pelo mundo todo sempre que esse tema entra em pauta é: Liberté, Egalité, Fraternité, que em português quer dizer Liberdade, Igualdade e Fraternidade, por Jean-Jacques Rousseau.

Depois dessa alteração no quadro social da França muitos regimes passaram por ali, o povo francês passou por ditadura, repúblicas, impérios e monarquia e nos dias atuais caminha, pelo menos, por uma trilha menos perversa.

Muitos morreram, mas os sobreviventes e as gerações que vieram posteriormente puderem ver uma França totalmente diferente, transformada em um lugar um tanto melhor para se viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com