TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Tese: Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE FOI A REVOLUÇÃO FRANCESA:

Revolução Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre de maio de 1789 e novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início a Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade Igualdade e Fraternidade”, frase de autoria de Jean Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do Século XIX, fazendo a passar por várias repúblicas, uma ditadura uma monarquia constitucional e dois impérios.

COMO ACONTECEU A REVOLUÇÃO FRANCESA:

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.

Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.

No mês de agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO:

Queda da monarquia absolutista;

Elaboração de constituições na maioria dos países europeus;

Ideias liberais e Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão incorporadas às

Constituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com