TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S Políticas Sociais Brasileiras No Período De 1960 A 1980

Ensaios: S Políticas Sociais Brasileiras No Período De 1960 A 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

A EVOLUÇÃO DA PEDAGOGIA E DO PEDAGOGO

Pedagogia é a ciência que tem por objetivo de estudo a educação, é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação , isto é , do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade com um dos ingredientes básicos da atividade humana.

Antigamente o problema educativo, foi objeto de estudo e de meditação, sendo que os filósofos que estudavam os problemas educativos, mas a filosofia e a prática estavam muito distante. Aos poucos as pessoas começaram a se preocupar com as questões práticas educativas. Assim começou a desenvolver diversos temas com aspecto teórico quanto no prático.

Estes são os temas abordados:

• Aprendizado de conhecimento;

• Métodos e sistema pedagógico;

• Dificuldades de aprendizado;

• Didáticas e práticas pedagógicas;

• Conteúdos educacionais.

Na Grécia e em Roma, chama-se Pedagogo ao servo ou escravo que era guardião que conduzia e acompanhava a criança e com o tempo tudo foi se transformando e o pedagogo que era aquele que acompanhava as crianças, passou a ser um preceptor, ou seja, mestre encarregado da educação no lar. Dessa forma, quando Roma conquistou a Grécia, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidade e conhecimentos entre os escravos.

Diante disto os romanos entregavam a educação de seus filhos aos gregos escravos, os pedagogos – escravos e quando acabou a escravatura o pedagogo – escravo deixou de existir, passaram então a receber somente o nome de pedagogo assim começou verdadeiramente a ter seu trabalho reconhecido.

Hoje o pedagogo é o especialista em pedagogia a ciência e a arte da educação. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem a respeito a criança ( inclusive termo porque “peda” do termo pedagogia, é do grego “paídos” que significa criança). Ora, ensino que se dirige a crianças, então quem ensina crianças é pedagogo.

E assim a evolução da pedagogia começou, e oportuniza ao pedagogo condições de atuar em várias atividades de âmbito educacional, portanto, estes poderão atuar não só como professores de educação infantil, como também nas áreas de gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional.

O mercado de trabalho atualmente apresenta outras situações de atuação para este profissional tais como:

• O trabalho empresa no treinamento de pessoal;

• No desenvolvimento e fabricação de brinquedos de caráter educativo e softwares educacionais;

• Atendimentos em hospitais para o desenvolvimento da aprendizagem e luticidade no período da internação de crianças e jovens.

Isto comprova a evolução, a importância e o reconhecimento que esse profissional ocupa atualmente no mercado de trabalho, tornando esta uma profissão em ampla ascenção e com esses processos formativos que constituem o objeto de estudo da pedagogia .

Mas esse conjunto de processos intervêm através basicamente através da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada, isto é, dos saberes e modo de agir construídos pela humanidade. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores, existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas e valores.

O aprendizado e conhecimento na pedagogia de projetos. Atualmente sabe-se que aprender é um processo lento, gradual e complexo, sendo que envolve mudança de comportamento. E segundo Anisio Teixeira fixar, compreender e exprimir verbalmente um conhecimento não é tê-lo aprendido. Aprender significa ganha um modo de agir.

O processo de ensinar tem como consequência obrigatória, o processo de aprender. Se o professor ensinou e o aluno não aprendeu, não houve verdadeiro ensino. Entende-se então que não houve aprendizagem.

Há vários caminhos para construir a necessidade de aprendizagem no aluno e é preciso que a cada objetivo a alcançar se dê o tempo e as oportunidades necessárias para que o aluno compreenda com total clareza a sua importância e como aqueles conhecimentos se articulam com outros saberes e com processos da vida real. Para que ele efetivamente aprenda, é fundamental que se crie a necessidade de aprendizagem que será a força propulsora da mobilização das energias intelectuais e emocionais do aluno no processo de construção do seu conhecimento

Métodos e sistema pedagógicos.

O filósofo Jean Peaget ( 1896-1980) estudou os modos com que a criança entende o mundo espontaneamente por assimilação-organizado os dados do exterior de uma maneira própia e por acomodação, isto é, “deformando” essa organização para poder compreender a realidade.

Para Piaget, a inteligência lógica tem um mecanismo auto-regulador evolutivo e certas noções, como quantidade, proporção, sequência, causalidade, volume etc.. Estas surgem espontaneamente em momentos diferentes do desenvolvimento da criança em sua interação do meio. As idéias de Piaget garantiam aos psicólogos que haviam um mecanismo natural de aprendizagem e que a escola deveria acompanhar a curiosidade da criança, propondo atividades com temas que a interessassem naquele momento, sem se prender a um currículo rígido.

O Russo Lev Vygolsky, comteporâneo de Piaget, desenvolveu uma psicologia também chamada construtivista, mas considerando as atividades interpessoais da criança e a história social.

No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado sistematicamente na primeira Escola Novo Horizonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com