TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATURNINO DE BRITO

Dissertações: SATURNINO DE BRITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito nasceu no dia 14 de julho de 1864, em Campos, estado do Rio de Janeiro, e faleceu em 10 de março de 1929, aos 65 anos de idade, em Pelotas, enquanto vistoriava obras de saneamento que ele projetara para a cidade. Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1886 e é considerado por muitos como o mais notável engenheiro sanitarista brasileiro, sendo o pioneiro nesta especialidade no país.

Em 1904, Saturnino de Brito assumiu o cargo de engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de Santos e foi nesse município que iniciou seu projeto pioneiro de saneamento, cujo princípio era separar as águas de rios e córregos das do esgoto. O sistema de rede pluvial e o conjunto de canais em direção ao mar, que passaram a drenar as áreas passíveis de inundação, foram de grande importância para evitar a água parada e o surgimento de epidemias, que impossibilitavam o crescimento econômico da cidade.

Na Década de 1920 projetou a retificação do Rio Tietê sem a construção das vias marginais. Os planos incluíam um parque com 25 quilômetros de extensão por 1 quilômetro de largura ao longo do rio, o qual seria o maior parque fluvial do mundo, seis vezes maior que o Central Park em Nova Iorque. Só que acabou prevalecendo o projeto do engenheiro Prestes Maia, com seu Plano de Avenidas lançado em 1930, o qual planejou a criação das Avenidas Marginais Expressas Tietê e Pinheiros.

Foi fundador do Escritório Saturnino de Brito (ESB) - que funcionou até 1978 quando da morte de seu filho e continuador da sua obra Francisco Rodrigues Saturnino de Brito Filho. O ESB foi considerado uma verdadeira escola de engenharia hidráulica e de engenharia sanitária no Brasil.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »