TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS, CLEITON DOS SANTOS E PATRÍCIA LIMA DE BRITO

Trabalho Universitário: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS, CLEITON DOS SANTOS E PATRÍCIA LIMA DE BRITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

CASE – A MAIS NOVA REPRESENTANTE DA AVON

1- Os principais representantes no microambiente são: os distribuidores e os revendedores, ou seja, os representantes de fabricantes e todos os que facilitam a busca de clientes e as vendas, uma vez que as vendas diretas representadas pelas donas de casa foi uma mola propulsora para a fase de desenvolvimento inicial da Avon criando assim um elo forte entre as vendedoras x clientes x empresa.

FORÇAS DO MACROAMBIENTE

Ambiente demográfico: as concorrentes Amway, Mary Kay Cosmetics e a Tupperware possibilitaram um aumento na mobilidade da população norte americana permitindo um maior deslocamento entre vendedores e clientes;

Ambiente demográfico/econômico: clientes com idade média de 45 anos e uma renda familiar anual inferior a 30mil dólares. A Avon ainda cortou comissão e incentivos de vendas e demitiu muitos executivos.

Ambiente político-legal: proibição do governo chinês das vendas diretas da Avon em seu país, além de boatos que a Avon estaria comercializando produtos de qualidade inferior e com preços baixos, e ainda coibia as reuniões de vendas para as possíveis sociedades secretas onde era vendidos produtos contrabandeados e falsificados.

MACROAMBIENTAIS

Preocupação com as diversas facetas políticas de cada país para aceitação de novos produtos; poder aquisitivo da população e os meios de transportes para maior escoamento dos produtos, e preocupação sobre a aceitação do produto em determinadas regiões.

MICROAMBIENTAIS

Preocupação com as rotatividades já que freqüentemente é alta e os revendedores possuem outras atividades durante o dia e não se dedicam, vindo a culminar em uma falta de compromisso com os reais interesses da empresa, e não possuem um treinamento formal para desempenhar suas funções.

3 - A China por ser um país comunista não está aberta a novos entrantes; caso os novos produtos sejam concorrentes dos produtos chineses a proibição ainda será maior, pois os produtos oriundos dos países capitalistas em geral irão gerar renda para os países do ocidente em detrimento da economia chinesa. No entanto, a Avon deveria adequar-se a cultura local criando empresas in loco com o objetivo de estudar o mercado e gerar renda para a população, além de fornecer treinamentos personalizados de acordo com a realidade local, bem como seus produtos (Barbie Chinesa) e cosméticos com nomes chineses, além de adequação aos modais de transportes daquele país.

AIBO: PROCURANDO UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

1 - Na divulgação da Aibo a propaganda poderia ter deixado de lado a parte da frase que diz: “não e necessário levá-lo para passear”, e isso pode ser uma necessidade de alguém que, por exemplo, leia a propaganda não tenha acesso a mais informações, porém tenha condições de obter um robô. O Aibo também pode expressar seu comportamento e ao mesmo tempo tocar uma música que expresse seu comportamento e o dono não gostar da música. Outro fator negativo que afeta a Aibo é ele não possuir mecanismos de resposta. O cachorrinho Aibo só é vendido em uma loja virtual e o preço relativamente caro. Uma pessoa que não tem como cuidar de um cachorro de verdade e/ou mora sozinha com certeza vai adquirir um Aibo. Já o Wubot dificulta o relacionamento dele com seu dono devido a sua linguagem extraterrestre e como ele responde ao seu dono por sentimentos e quando não está feliz não se comporta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com