TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE (GNSS)

Abstract: SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE (GNSS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Abstract  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

2 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO GLOBAL POR SATÉLITES (GNSS)

O termo GNSS (Global Navigation Satellite Systems), em português Sistema de Navegação Global por Satélite é utilizado para representar todos os tipos de Sistema de Posicionamento Global por Satélite, são eles: o Navstar (GPS - Americano), o Glonass (Russo), o Galileu (Europeu) e o Beidou/Compass (Chinês).

Os sistemas GNSS são baseados em rádio navegação por satélite e o objetivo dos mesmos é permitir que os usuários, independentemente de sua localização tenham coordenadas georreferenciadas, em velocidade instantânea, 24 horas por dia.

2.1 NAVSTAR – GPS

Foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, a partir da fusão de dois programas, O Timation desenvolvido pela marinha e o Sistema 621 B desenvolvido pela força aérea, com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas.

O sistema GPS permite que o usuário tenha a sua disposição no mínimo quatro satélites visíveis, que possam ser rastreados simultaneamente pelo mesmo receptor, permitindo assim, a realização do posicionamento em tempo real.

O GPS fornece dois tipos de serviços, o SPS (Serviço de Posicionamento Padrão) que é um serviço oferecido para todos os usuários do globo de forma gratuita e o PPS (Serviço de Posicionamento Preciso) que proporciona melhores níveis de exatidão, porém é restrito ao uso militar e usuários autorizados.

O GPS é dividido em três segmentos principais, o segmento espacial, constituído pelas constelações de satélites que transmitem os sinais usados no posicionamento GPS; o segmento de controle, que é responsável pela manutenção do sistema e consiste em uma estação principal, uma rede mundial de estações monitoradas, e de estações de controle terrestres; e o segmento de usuários, contendo todas as aplicações e tipos de receptores, que podem ser utilizados para navegação, topografia, geodésia, agricultura ou qualquer outra atividade.

2.2 GLONASS

O GLONASS foi desenvolvido pela ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), no início dos anos 70, atualmente é mantido pelo governo Russo e tem como objetivo proporcionar posicionamentos 3D, velocidade e tempo sob qualquer condição climática e em todo o globo.

Também é composto por três segmentos: o espacial, de controle e de usuários, porém o segmento de controle e monitoramento encontra-se totalmente em território russo.

2.3 GALILEO

O Galileo está sendo desenvolvido pela União Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) e fornecerá um serviço altamente exato, garantido sob controle civil. Será interoperável com o GPS E o GLONASS, oferecendo dupla frequência como padrão.

O sistema Galileo por completo consistirá em 30 satélites, serão dois centros de controle no território europeu que controlarão os satélites, cada satélite será equipado com um transponder, que poderá transmitir sinais dos transmissores do usuário a um centro, e ao mesmo tempo, o sistema fornecerá um sinal ao usuário, informando a integridade deste sinal, o que é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com