TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema global de navegação por satélite

Resenha: Sistema global de navegação por satélite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo.

O GNSS (Global Navigation Satellite System) é cada vez mais empregado para realizar posicionamento. Além da modernização dos sistemas já existentes, como no caso do GPS (Global Positioning System) e GLONASS (Global'naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), também existem novas iniciativas para corrigir algumas falhas e melhorar a precisao dos equipamentos. O método de destaque de posicionamento é o RTK (Real Time Kinematic), que vem sendo utilizado em muitas aplicações atualmente que requerem grande acurácia.

Palavras-chave: GNSS, GPS, RTK, Posicionamento.

O objetivo desse artigo é apresentar o “estado da arte” desses sistemas, o status em que se encontram. Além disso, discorrer sobre os efeitos atmosféricos que influenciam na propagação dos sinais GNSS e consequentemente no posicionamento. Assunto de grande relevância, visto que o Brasil possui uma localização geográfica que prioriza tais efeitos, principalmente no que diz respeito aos efeitos ionosféricos.

Por fim, descrever e apresentar resultados de diferentes métodos de posicionamento GNSS.

Palavras-chave: GNSS, Efeitos Atmosféricos, Posicionamento.

Os avanços tecnológicos nos métodos de posicionamento têm possibilitado o desenvolvimento de metodologias que viabilizam a sua utilização pelo usuário numa diversidade de aplicações. Um dos métodos de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) de grande destaque é o RTK (Real Time Kinematic), cujo conceito tem como princípio básico a alta correlação dos erros provocados pela ionosfera, troposfera e órbita dos satélites na estação de referência e em uma estação próxima de interesse, além da existência de um link de rádio ou de outro sistema de comunicação que permita a transmissão dos dados coletados na base ao usuário. Porém quando as distâncias vão aumentando, a correlação é perdida. Esse fato motivou o desenvolvimento do conceito de rede de estações de referência (RTK em Rede), visando superar esta deficiência. O RTK em Rede utiliza a infra-estrutura de uma rede de estações de referência para disponibilizar correções ao usuário. Tanto o conceito de RTK como o de RTK em rede permitem introduzir o conceito de integridade, muito utilizado em navegação, no contexto da Geodésia. Nesse artigo é apresentada a teoria sobre integridade e sua utilização no........

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com