TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

E.E.B. Cora Batalha da Silveira

Estudante: Felipe Bleichvel Coelho

Professora: Estela

Disciplina: História

Série: 8ª 01

Segunda Guerra Mundial

Lages, 24 de agosto de 2011

Introdução

  A segunda guerra mundial foi um conflito mundial global que durou seis anos (1939-1935). Grande parte dos países entrou em guerra incluindo todas as grandes potencias da época. Para haver um conflito desta magnitude era necessário ter um bom motivo, no caso foram vários, mas um dos mais importantes motivos foi o surgimento, expansionistas. Na Alemanha surgiu o Nazismo, liderado por Adolf Hitler, que pretendia expandir os territórios da Alemanha e com isso acabou quebrando o tratado de Versalhes ao retomar territórios perdidos na primeira guerra mundial.

  A história que confere Há segunda guerra mundial (maior conflito ocorrido até então) demonstra que como os países Europeus já estavam propícios a guerrilhar, a quebra do tratado de Versalhes pelos alemães só foi um impulso para este conflito que causou prejuízos enormes e inúmeras mortes começar como poderá ver nas páginas seguintes.

 

A segunda guerra mundial

 O que ironicamente causou o início da segunda guerra mundial foi o fim da primeira: o tratado de Versalhes; Os europeus não estavam contentes com a quebra do acordo feita pela Alemanha que retomou parte das terras que perdeu no fim da primeira guerra mundial (que foi feita para “dar fim em todas as guerras”), França e a maioria dos países do império britânico e do Commonwealth of Nations (organização composta por 55 países independentes que, com a exceção de Moçanbique e Ruanda, compartilham laços históricos com o Reino Unido) faziam subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha; mas quando as tropas alemãs invadiram as terras polonesas, Inglaterra e França entraram na guerra para defender o país invadido, logo depois a União Soviética também entrou por ter sido atacada pela Alemanha.  

  Alemanha, Itália e Japão tinham projetos de caráter expansionistas; o Japão começou a invadir uma série de territórios no oceano pacifico, a Itália conquistou a Albânia. Logo os Estados Unidos também entra na guerra por conta do ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor. Assim se formam dois grupos: O Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos).

  O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1940 a França, Romênia, Grécia e Iugoslávia. A Inglaterra foi bombardeada, mas resistiu. Quando Hitler se achava vencedor, as coisas mudaram com a chegada dos Estados Unidos com seu grande arsenal bélico na guerra em 1941.  De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas como na tentativa de ocupar Stalingrado foi frustrada e o restante do exército que lutava nessa frente rendeu-se aos russos em 1943. As Potências do Eixo perderam dois países (Marrocos e Argélia) e em junho de 43 os Aliados conquistaram a Sicília. Todas estas vitórias trouxeram conflitos internos entre os fascistas e estas divergências acabaram por afastar Mussolini do poder. O seu lugar foi assumido pelo Rei Vítor Emanuel que em 1943 assinou um armistício (trégua) com os Aliados e declarou guerra à Alemanha. E no dia 6 de junho de 1944 – chamado o Dia D – os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido, e em agosto Paris é libertada. A guerra estava no fim já tinha havido até tentativas de assassinato feitas por soldados nazistas que queriam o fim da guerra. Em abril de 1945 tropas aliadas invadiram a Alemanha. Os lideres foram derrotados: Mussolini foi capturado ao tentar fugir para a Suíça. Ele foi condenado ao fuzilamento. Sua morte se deu no dia 28 de abril de 1945, e em 30 de abril de 1945Adolf Hitler suicidou-se com a esposa, quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões do führerbunker, e a Alemanha se rende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com