TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial Introdução e Considerações finais

Por:   •  13/6/2015  •  Monografia  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  10.474 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Segunda Guerra Mundial foi um período marcado por grandes conflitos entre diversas nações do mundo. Através das ideias do Regime Nazista e Fascista, caracterizados pelos aspectos do Totalitarismo e Autoritarismos, a Alemanha, Itália e o Japão, tendo o objetivo de obter o domínio mundial, uma plena soberania e superioridade em relação aos demais países, desafiaram muitas nações em prol de seu desenvolvimento econômico e social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Alemanha, através do Regime Nazista, almejava expandir seu território e, através da ideia de uma “raça pura”, eliminar os judeus, seguidores da igreja: Testemunha de Jeová, ciganos, homossexuais, estrangeiros e todos aqueles que eram contra ao seu partido, como os comunistas e os socialistas.

Com a invasão alemã na Tchecoslováquia, Polônia e outros países europeus, com o intuito de restaurar partes territoriais perdidas na primeira guerra. Em 1º de setembro de 1939, após a invasão no país polonês, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, foi então o inicio da Segunda Guerra Mundial.

Logo após, formou-se os países Aliados, que era composto por Estados Unidos, URSS, Inglaterra, França etc., contra os países Eixo, como Alemanha, Itália e Japão.

Na Alemanha, as pessoas que eram consideradas inferiores perante os nazistas, Hitler ordenou que fossem presas em campos de concentração, onde sofriam grandes torturas e maus-tratos até a morte, ou seja, era um lugar de exterminação no qual os Judeus eram os que mais sofriam, alguns trabalhavam em indústrias localizadas nos campos, a situação era precária e a mortalidade frequente.

O objetivo geral da guerra não se limitava apenas nos fatores sociais e territoriais, mas também por uma revanche por parte dos alemães e por necessidades econômicas, pois muitas indústrias dos países Eixo precisavam de matérias-primas e, através das invasões, eles poderiam saciar suas necessidades.

O fim da guerra começou com a derrota do Eixo quando os soviéticos conseguiram vencer os alemães através do Exército Vermelho, a partir daí, os aliados invadiram a Itália, que se rendeu. Em 6 de junho de 1944, o Dia D, foi feito um golpe mortal às forças nazistas. Mais de 150 mil soldados aliados desembarcaram na Normandia francesa, onde Paris foi libertada. Os soviéticos libertaram a Polônia e, em 2 de maio de 1945, ocuparam o muro de Berlim. Cinco dias depois a Alemanha se rendeu. Hitler suicidou-se em 30 de abril de 1945. Era o fim da guerra na Europa.

O resultado do conflito deu-se em mais de 50 milhões de mortos, sendo a maioria civis, milhões de feridos e deportados; um elevado número de órfãos, desaparecidos e desalojados; com o lançamento de bombas atômicas, houve consequências da radioatividade, além de cidades inteiras arrasadas e destruição de vias de comunicação, infraestruturas e indústrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com