TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentido Da Colonização

Casos: Sentido Da Colonização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO TEXTO

SENTIDO DA COLONIZAÇÃO – CAIO PRADO JÚNIOR

O autor inicia seu livro abordando o que é Brasil, o que o tornou da forma que o conhecemos e o porquê está da forma que é hoje. Ele utiliza-se de uma lógica que é conhecida como Marxismo, procurando um sentido, uma estrutura para o encaminhamento dos acontecimentos. Ele busca uma explicação indo até Portugal em tempos anteriores ao descobrimento, explicando que, ao acaso, os portugueses acabaram aqui e demoraram quase 40 anos para, de fato, iniciar o processo de colonização que, ao contrário dos franceses, é demasiado demorado, pois não utiliza-se somente de força mas de algo que nós, brasileiros, herdamos – o famoso “jeitinho português”, que aqui chamamos de “jeitinho brasileiro”.

Prado Júnior (1977) conta que:

O sentido da evolução pode variar; acontecimentos estranhos a ele, transformações internas profundas do seu equilíbrio ou estrutura, ou mesmo ambas estas circunstâncias conjuntamente, poderão intervir, desviando-o para outras vias, até então ignoradas. Eles se utilizavam desses modos de produção para angariar maiores riquezas. Onde os modos de produção se embasaram na política, na jurisdição e na economia. Por ser um país de economia agroexportadora, Portugal gerava muitos insumos, com o mercantilismo, por estar sempre em movimento em outros continentes, podia assim trocas bens, mercadorias ou escravos por coisas que gerassem ou agregassem valor às riquezas já conquistadas.

A ideia de colonizar outros continentes veio com a intenção primeira de extrair toda riqueza material que aquele local possuía. No caso do Brasil, isso se deu quando praticavam primeiramente o escambo com os índios, para conseguir ouro e pau-brasil. Ainda assim, por muito tempo, a ideia era apenas ocupar para ter as feitorias. Depois iniciaram o processo de colonização não só para ter as feitorias mas, para expandir e iniciar a produção de materiais que, segundo Prado Júnior (1977) “pudessem manter as feitorias que se fundassem e organizar a produção dos gêneros que interessassem ao seu comércio. A ideia de povoar surge daí, e só daí”. Para isso Portugal começou enviando o que chamamos de missionários, e outros tipos de gente, alguns chegam com o intuito de gerar riquezas para si e outros chegam apenas para se livrar da inquisição, que na época era vigente.

Então a partir disso se tem toda a história que se conhece, a chegada aqui no Brasil com os padres, a miscigenação as lutas e ocupação do território. Prado Júnior mostra que o sentido da colonização nada mais é que a busca somente de recursos naturais em prol do comércio europeu. Portanto, o Brasil apenas foi um resultado de um erro de navegação.

BIBLIOGRAFIA

PRADO, Júnior. Caio. O sentido da colonização. In. Formação do Brasil Contemporâneo, 15ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.

FREYRE, Gilberto. Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida. In: Casa Grande e Senzala, 16ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com