TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto Histórico

O Documento de Araxá foi composto durante o I Seminário de Teorização do Serviço Social, em Minas Gerais (Araxá) de 19 a 26 de março de 1967 e posteriormente publicados pela CBISS.

Convém destacar que esse era um período bastante crítico no que se refere ao modo como as relações entre sociedade e Estado se davam, pois esse o período de início Ditadura Militar no Brasil.

· O Documento de Araxá (MG)

Esse documento foi muito importante, pois foi uma das primeiras iniciativas de teorização do Serviço Social, onde se identificou entre outras coisas, a Natureza, Objetivos, Funções, Metodologia, Vinculação entre a teoria e a prática.

Percebe-se através da leitura do documento, que o mesmo possui uma perspectiva desenvolvimentista e neotomista.

Pode-se identificar também que há uma problemática quanto à definição da identidade do Serviço Social, conformem observamos no §18 (pág. 23): “É o Serviço Social uma ciência autônoma? [...]” Seguindo com diferentes interpretações à respeito da natureza da profissão.

Utilizando-se de conceitos de Durkheim o documento prossegue em seu texto, definindo a atuação do Serviço social, que deveria intervir junto aos desajustamentos sociais e familiares, que “decorrem das estruturas sociais inadequadas”. Relata-se ainda a caracterização do Serviço Social, que possui inter-relacionamento de caráter corretivo, preventivo e promocional.

E essa atuação se daria, na intervenção da realidade, removendo as possíveis causas dos desajustamentos sociais, se antecipando à correção, com a capacitação dos indivíduos para que estes se integrem a sociedade, como meio de garantir as potencialidades, contribuindo assim, para o desenvolvimento social e histórico/ econômico.

O documento ainda articula sobre a importância da participação popular, que deveria ter consciências dos problemas sociais, para que estes pudessem contribuir dessa forma para o projeto desenvolvimentista institucionalizado pelo governo. Para tanto, o Serviço Social, deveria preparar e congregar novas metodologias.

Essa parte do documento discute o questionamento e reflexão da profissão, que em um processo de discussão e revisão crítica, quanto à teoria e metodologia da profissão, para que seja formulado um novo método que articule as lutas dos segmentos populares, proporcionando a transformação.

Quanto às funções que o Serviço Social possui competências, o documento enumera as seguintes:

ü Atuar no processo de criação, reformulação e adequação das políticas sociais, proporcionando o acesso da demanda que dela necessite;

ü Proporcionar através do Planejamento do Serviço Social, a participação popular no processo de formulação do planejamento, para que se tenham conhecimentos da realidade macro.

ü Promover e participar de pesquisas que avaliem as políticas que estão sendo adotadas para intervir em determinada realidade, administrando os serviços sociais;

ü Atuar junto ao atendimento direto através de trabalho com indivíduos ou grupos, proporcionando um método corretivo, preventivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com