TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de encomienda: Encomienda na América Espanhola.

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 6

1

Sistema de encomienda:Encomienda na América Espanhola.

⦁ Sara Mercer

Resumo:Objetiva-se neste artigo discutir sobre o sitema de encomienda,seu contexto histórico e por fim conhecer alguns modelos de encomiendas a partir da análise de fontes .

PALAVRA-CHAVE : Encomienda,colonização,América espanhola.

Encomienda system: Encomienda in Spanish America.

ABSTRACT: This paper aims to discuss on the encomienda system, its historical context and finally meet some encomiendas models from the analysis of sources.

Keywords: Encomienda, colonization, Spanish America.

1.Encomienda

O sistema de encomienda foi uma instituição ligada a coroa espanhola na conquista da América, caracterizada pelo trabalho compulsório de trabalho indígena e na cobrança de impostos por um encomendero nomeado pela coroa através de uma concessão dada por um governador, essa concessão dava o direito ao encomendero explorar o trabalho indígena em terras e posteriormente pagar em forma de tributos, minérios ou até mesmo por frutos a coroa. Ao índio era dada a proteção e a catequese.

Malamud compara o sistema de encomienda com o feudalismo,pois assim os indígenas trabalhavam em troca de proteção e educação cristã. Schwartz descreve a encomienda como primeiro vínculo de aproximação entre indígenas e espanhóis o autor explica que as regulamentações da encomienda se espalharam de várias formas rapidamente,a principal tentativa da coroa em conseguir bens e serviços dos indígenas na colônia,sendo assim o sistema de encomienda estabelecia um vínculo de aproximação entre todos os setores da população.Os indígenas eram os agentes principais da encomienda como vemos na presente imagem:

2. Modelos de encomienda .

vários títulos e regulamentos de encomienda foram feitos variando de uma região a outra.Aqui daremos exemplos onde falamos do instituto da encomienda no século XVl ,vemos uma concessão outorgada pelo governador de Yucatán , Francisco de Montejo a Antônio de Vergara futuro encomendero. O governador concede o repartimento a Antônio, e continua o ofício falando da possibilidade do encomendero utilizar-se da produção de bens e utilidades. Por fim o governador presta o apoio e amparo na posse dos indígenas ,também destaca o objetivo de catequizar os indígenas , vemos assim a religiosidade presente constantemente, citamos outro exemplo de encomienda:O Instituto da encomienda evidenciado aqui é regulamentado no século XVll.Elaborado por Sancho de Alquiza e frei Antônio de Alcega na Venezuela em 30 de novembro de 1609,destinado a pessoas e encomenderos que tem sob domínio os índios da encomienda ,na carta vemos que na falta da moeda na américa a encomienda era caracterizada economicamente pelo serviço dos índios .

O principal objetivo da regulamentação é procurar a conservação , aumento das encomiendas e por fim a conservação das repúblicas entre espanhóis e índios na América,em seus capítulos encontramos diversos ordenamentos aos encomenderos ,a todos os índios sujeitos a encomienda.

Primeiramente é regulamentado a obrigação de construir igrejas em lugares cômodos em bairros e povoados em de preferência em lugares altos, dado o tempo limite de seis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (571.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com