TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Antiga

Ensaios: Sociedade Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Na sociedade primitiva, a educação acontecia de modo espontâneo e integral, ou seja, não existiam instituições educacionais, o processo educativo visava à sobrevivência do individuo e da tribo, nessa situação, os objetivos do processo educativo são quase evidentes ao participante. A ligação, o elo entre aquilo que a criança deve aprender e a maneira de utilizar aquele conhecimento, surge diante dos olhos.

Uma das formas que a criança adquire conhecimento entre os povos primitivos é pela imitação. Nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente, mas é onde ela tem o maior resultado, apresentando a forma de se expressar. Numa segunda etapa a imitação torna-se consciente, quando se começa a exigir trabalhos das crianças. Ela vai aprendendo aos poucos a caçar e a pescar. Entre todos os povos primitivos encontramos as cerimônias de imitação, que tem especial valor educativo. Em algumas tribos elas são breves e em outras duram anos. Geralmente iniciam na adolescência até o ingresso do jovem na comunidade adulta da tribo, onde aprendem a suportar a dor, a fome e as circunstancias difíceis, através do respeito aos dirigentes, o menino aprende a obediência aos mais velhos e aprende a servir aos idosos e a suprir as necessidades da família.

Pode-se compreender que esta cultura é um sistema mais ou menos integrado de padrões de comportamentos, característicos de determinada sociedade. A criança nasce dentro de uma cultura e essa por sua vez, define a maneira da criança perceber o meio ambiente e a ele responder. Assim o processo educativo torna-se meio de perpetuar padrões culturais que são âncoras de segurança que o grupo possa dar ao indivíduo. Podemos então concluir que a luta começou lá, nos primitivos, onde havia guerreiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com