TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assunto: A Sociedade Antiga (Lewis Henry Morgan)

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  3.055 Visualizações

Página 1 de 8

Sesi Goiana

Trabalho de Sociologia

Aluno: Euclides De Castro Neto

Sala: 2° B

Prazo de entrega: 24/06/2017

Assunto: A Sociedade Antiga (Lewis Henry Morgan)

Lewis Henry Morgan.

  Morgan nasceu nos EUA em 1818, foi filho de um propietário Rural. Ele se formou em direito, nos anos de 1842, chegou a ser eleito senador estadual. No colegio ele participou de uma associação chama de Nó Górdia (Essa associação tinha como objetivo ter estudos clássicos), que posteriomente seria chama de Grande Ordem dos Iroqueses. Houve essa mudança de nome pois, eles estavam alucinados nos índios iroqueses, tudo começou como uma brincadeira mas com o passar do tempo as coisas ficaram serias, cada vez mais eles queriam ficar mais parecido com os iroqueses. Mas tudo mudou no ano de 1844, foi o ano em que Morgan se mudou para Rochester, onde ele abriu um escritório de advocacia, nesse ano em uma visita a uma cidade chamada Albany, ele encontrou em uma livraria um índio batizado com o nome de Ely Parker, ele era um filho de um chefe iroquês da tribo de Seneca. Ely convidou Morgan a encontrar-se naquela mesma noite com alguns chefes de sua tribo, Morgan foi se encontrar com os chefes e passou 2 dias consecutivo a se encontrar com os chefes da tribo de Ely. Ele fazia perguntas e anotando as respostas, os nativos explicaram como a Confederação Iroquesa estava organizada, sua estrutura de tribos e clãs, e ensinaram palavras de sua língua. Muitos considera o nascimento da antropologia Norte-Americana. Em uma visita aos indígenaas em outubro de 1846, Morgan foi adotado como Guerreiro Seneca do Clão do Falção.

A Sociedade Antiga

  O que foi o texto sobre a Sociedade Antiga ? Foi a investigação sobre as linhas do progresso humano desde a selvageria, através da barbárie, até a civilização.

  A pouco tempo que foi descoberto que a  humanidade existiu na Europa período glacial, e tem uma grande possibilidade dela ter existido numa era geológica anterior. Mas mesmo assim não é possível se calcular quanto tempo a humanidade existe. "...a existência da humanidade estende-se pelo passado imensurável e se perde numa vasta e profunda antiguidade.".

  Muitos se perguntam, o por que dos Selvagens conseguiram evoluir para os bárbaros e os bárbaros para civilização, mas outras tribos não conseguiram evoluir e acabaram ficando presas no tempo.

  Os selvagens (ao longo da ultima parte) e os bárbaros, eles se organizavam em 3 partes, essas partes era os gentes, fratrias e tribos. Essas organizações prevaleceram em todos os continentes, e até hoje nos usamos um tipo de separação da sociedade parecida com essa "...principais instituições da hu manidade tiveram origem na s elvageria, foram desenvolvidas na barbárie e estão amadurecendo na civilização.''. Esse tipo de evolução não está presente apenas na organização da "sociedade", desde os selvagens existe a evoluçao em relação a familia e em relação a propriedades.

  A evoluçao é bem parecidade entre as espécies mesmo elas sendo distante, mas lembre que a origem foi a mesma, por conta disso eles carregam semelhanças. Um bom exemplo são os Incas, Astecas e os Maias (Tribos indígenas americana), mesmo eles não sendo a mesma tribo, eles tinham algumas semelhanças como a riquesa (o apego ao bem meterial).

  Com o passar do tempo a história vai se perdendo, por mais que alguns fósseis permaneça na terrar pra ser descoberto, a cultura, a arte, a origem, as língua, os costumes de certas gentes, fratias e tribos está sumindo, por conta disso a história com o passar do tempo estar desaparecendo, e tem sido assim por mais de 3 séculos.

  É capaz de se provar que os selvagens, os bárbaros e a civilização estão interligados com uma simples sequência, que é a seguinte:

1 Invenções e descobertas

2 Subsistência

3 Governo

4 Linguagem

5 Família

6 Religião

7 Vida doméstica e arquitetura

8 Propriedade

  Primeira: É evidente que a descoberta transforma a humanidade pois, com a descoberta vem a invenções, e com as invenções conseguimos evoluir tanto mentalmente como fisicamente.

  Segunda: Como a civilização é uma evolução dos bárbaros e os bárbaros é um evolução dos selvagens, é comum um civilizado ter algumas característica de um selvagem, afinal a os selvagens é a origem dos civilazados

  Terceiro: A origem de governo vem desde os selvagens e foi evoluindo ate os dias atuais, que no caso é a sociedade política

  Quarto: Nós temos algumas características da lingaguem dos selvagens que eram feitas por sinais, e com decorrer do tempo a linguagem foi desenvolvida, como por exemplo, os bárbaros já usa a fala como linguagem.

  Quinto: A família vem tendo uma evolução até os dias atuais, a família teve como objetivo no início de ter alguém ao seu lado, e da continuidade a sua espécie, até mesmo o casamento vem evoluindo com o decorrer do tempo.

  Sexto: A religião vem tentando explicar a origem dos seres humanos desde os dias atuias, podemos dizer que a religião é um modo de viver de uma sociedade. E a sociedade vem evoluido desde o início dos tempos.

  Sétimo: Como houve uma grande evolução da arquitetura, como criação de moradias, a vida doméstica aumentou, e isso é presente até os dias atuais.

  Oitavo: Desde o final dos selvagens, propriedade tem uma grande importância, como riquezas e posse de terras, já que a riqueza que definia o ser, quanto mais rico mais rspeitado era na "sociedade"

  Existe certas coisas sobre os selvagens que não são capazes de se ter certeza, algumas coisas como sociedade, família, línguas são apenas teorias, afinal somos incapazes de ter alguma prova concreta, mas tudo indica que seja do jeito que descrevi.

A parti dos Gregos e Romanos que houve a limitação de terras, por conta disso que muitos conflitos se iniciaram para conquistar mais terras e riquezas.

  Certas necessidades humanas são satisfeita desde a idade da pedra, como a de se comunicar e criar objetos como ferramentas para facilitar a vida humana, um bom exemplor é a idade da pedra, idade do bronze e a idade do ferro. Esses três intrumentos são usados até os dias atuais, podemos dizer que um foi necessário do outro pois, a pedra teve que ser descoberta para o bronze ser retirado e ser transformado e assim consecutivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com