TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade contra estado

Por:   •  18/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2


A SOCIEDADE CONTRA O ESTADO

  1. Sociedades sem Estado são sociedades incompletas e primitivas.

A sociedade formada por um povo controlado pelo Estado é chamada de civilizada. Ou seja, indivíduos concedem poderes a um sistema de governo que se dispõe a fazer uma organização e manter a ordem e o bem comum, embasado em sistemas de policiamento. Qualquer sociedade que fuja desse conceito é tida como inferior, primitiva e incompleta.

  1. Trabalhar de acordo com as necessidades do momento (Economia de subsistência).

Os índios se sustentavam através da caça, da pesca e principalmente da agricultura. A maneira de como os índios trabalhavam eram sempre de acordo com a necessidade, eles não achavam que precisavam estocar alimento para poder sobreviver, o trabalho era apenas para obter o suficiente para se sustentar no momento.

  1. Chefes das tribos e o poder a ele concedido.

Os chefes das tribos não mais poderoso que os outros índios, ele não tinha nenhum poder político, mas era o único com poder de dar e falar. Sua fala reúne os homens ao seu redor, mas não tem poder de mando, sendo ineficaz para persuadi-los. Ele não pode concentrar o poder pela própria sociedade, essa sim, dona de todo poder. Além do mais, esse poder do grupo permanece sempre espalhado, impedindo a constituição de uma camada política distinta.

  1. Uma sociedade realmente CONTRA o Estado.

As sociedades Indígenas são contra o Estado pois se recusam mesmo a subordinação, por isso controlam seus chefes, que não impõe regras nem executam penalidades. Isso não significa uma sociedade desorganizada, em falta e primitiva, aliás, a sociedade se organiza a ponto de barrar o surgimento do Estado. O que diferencia essas sociedades indígenas das sociedades ocidentais é sua habilidade de contornar a concentração do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com