TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Conceitos de Durkheim

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Existem várias formas de interpretação da frase “Acredite, você tem forças para chegar onde quiser. Basta querer.”. Se dada apenas como um fato, teremos uma interpretação muito limitada de conceitos sociológicos. Se os conceitos de Durkheim forem utilizados, percebemos que a sociedade tem proporções muito maiores que o indivíduo que a constitui, pois ele pregava que a observação da sociedade deve ser feita com objetivo científico, mas o foco de sua observação deve ser o estudo de fatos sociais e não individuais, isto é, deve-se ter a preocupação com os fatos da vida social que influenciam nas ações desse indivíduo. Dessa forma ele observou que a sociedade possui uma realidade própria que é independente à qualquer forma de pensar ou agir dos indivíduos.  

Assim nota-se que o esforço individual não é realmente um fator determinante na vida do indivíduo dentro da sociedade, já que existente diversos fatores na sociedade que, não só, influenciam em como o indivíduo irá agir mas também suas aspirações e ambições. Então o que determina o que o indivíduo merece ou ambiciona são, também, os fatos sociais. A sociedade então torna-se peça chave na fundamentação e sustentação da ideia citada no início do texto, onde não só o que se merece tem como base ideologias pressupostas pela sociedade em que se vive, mas também a crença de que se alcança aquilo que seu esforço lhe proporcionou. Isso causa uma inversão de valores no qual, o valor de seus esforços são definidos pelo que se atinge e não o contrário.   

        Para Zygmunt Bauman e Tim May, nossa liberdade de escolha se restringe por causa da desigualdade social. Segundo os autores, algumas pessoas possuem mais possibilidades de escolha, devido ao acesso a mais recursos, que eles chamam de poder, enquanto isso, outras são excluídas socialmente. O poder seria assim, a busca de metas livremente escolhidas resultando nas ações orientadas e no controle dos mecanismos necessários para alcançar esse fim.

Então, independente do fato de que se alcançou o objetivo almejado ou não, tais ambições já são frutos da ação social no indivíduo, assim o que se merece é na verdade fruto do que a sociedade crê como valor e não como o que seu esforço lhe proporcionou. Retirando, assim, a característica do esforço como determinante em tal sociedade. Logo as pessoas não conseguem o que merecem devido a seus esforços, mas sim a diversos outros fatores que constituem a realidade da sociedade e a marca de estagnação desses fatores é o que se classificou como esforço o que não necessariamente condiz com o real.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com