TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Social

Seminário: Sociologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 4 SOCIOLOGIA passo 2

Analisando o artigo de Rossana Rocha Reis, os Direitos Humanos e a Política Internacional, observamos que só após a 2º metade do século XX é que os direitos humanos passa a ser reconhecido e é firmado pela a Carta de Direito, Tratados e Convenções Internacionais.

Este reconhecimento ocorreu devido as graves conseqüências em decorrência da 2º guerra Mundial, onde se fez necessário declarar e reconhecer a existência do indivíduo no cenário internacional.

Os principais marcos dos Direitos Humanos foram a assinatura da Carta de Fundação das Organização das Nações Unidas (ONU-1945), a carta de Fundação do Tribunal de Nuremberg (1945-1946) e a Declaração dos Direitos Humanos (1948). Os três marcos tem a responsabilidade pela proteção dos indivíduos e a Declaração inúmera o conjunto de Direitos civis, econômicos e sociais, considerados fundamentais e universais e indivisíveis em uma sociedade.

Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis e o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de viverem a salvo do terror e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum, é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão.

O papel da sociedade internacional, é zelar pelo direito `a vida de cada ser, independente de qual seja sua nação, lei, cor de pele. Muito embora saibamos que isso não ocorre frequentemente ou como deveria, o fato é muito mais assimilada ao mito do que propriamente a realidade . Milhoes de ser humanos nascem e vivem em situação subumanas e pouco se vê a sociedade internacional interferir. Ultimamente as ONGSS tem desenvolvido o papel de extrema relevância à proteção dos Direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com